Vereadores aprovam sete sugestões à Prefeitura de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 27/08/2018 12h15, última modificação 28/10/2021 09h09

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, na sessão desta segunda-feira (27), sete sugestões ao Poder Executivo, sobre temas diversos. As proposições tratam da delimitação do espaço das vagas do Estacionamento Regulamentado (EstaR); do aproveitamento da água da chuva; da realização de estudos para melhorias viárias no bairro Lindoia; da disponibilização de mais veículos para uma linha de ônibus; e da instalação de lixeiras na CIC.

A delimitação do tamanho das vagas do EstaR era prevista em projeto de lei (005.00352.2017) retirado de tramitação na semana passada, devido ao entendimento que a iniciativa deve partir do prefeito, e não de um vereador. Com a justificativa que o estacionamento de Curitiba estaria sendo subutilizado, a indicação (203.00116.2018) propõe que cada vaga não tenha menos de cinco metros de comprimento.

A sugestão de ato administrativo ou de gestão afirma que o tamanho estipulado “permite a manobra de baliza com segurança”. A iniciativa é do vereador Professor Silberto (MDB). “A  gente observa nas ruas que dois caros ocupam o espaço de três. Com essa delimitação, acredito que as vagas serão mais aproveitadas. Principalmente agora que vem o EstaR por aplicativo [eletrônico]. Vai precisar ter a marcação dos locais de estacionamento”, argumentou ele.

Também é de sua autoria a proposição (203.00123.2018) referente ao reaproveitamento da água da chuva, que abrangeria as edificações não contempladas pela lei municipal 10.785/2003. Segundo essa norma, o projeto de novas edificações já deve possuir dispositivo de captação de água pluvial. A justificativa é o enfrentamento “da grave crise hídrica pela qual passa nosso país”, incentivando o armazenamento da água da chuva.

Lindoia e ônibus
O plenário aprovou três sugestões de ato administrativo ou de gestão voltadas ao bairro Lindoia. Em uma delas, a ideia é que o Poder Executivo realize estudos para utilizar radar móvel na rua Camilo Castelo Branco (203.00119.2018). Em outra, o mote é a mesma via, só que para a instalação de uma lombada (203.00120.2018).

Ainda para a Camilo Castelo Branco, indicação requer estudos para que a rua seja mão única entre a avenida Santa Bernadete e a rua Conde dos Arcos (203.00122.2018). Segundo o autor das proposições, Oscalino do Povo (Pode), a via será revitalizada e os moradores “estão preocupados com a grande possibilidade de acidentes no local”. Também é dele sugestão para que a linha de ônibus Erasto Gaertner, usada por pacientes do hospital homônimo, tenha mais veículos (203.00121.2018).

Projeto-piloto
Outra sugestão de ato administrativo ou de gestão avalizada pelos vereadores propõe a implantação de um projeto-piloto na Vila Nossa Senhora da Luz, Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A ideia é que a região receba lixeiras, para evitar o descarte de resíduos em córregos e logradouros públicos (203.00124.2018).

Segundo o autor da indicação, vereador Goura (PDT), o pedido partiu da população local, “para que o lixo, com as chuvas, não chegue aos rios e córregos”. Para ele, a implantação de lixeiras não deveria ficar limitada ao contrato da Prefeitura de Curitiba com a Clear Channel, podendo ser realizada, paralelamente, pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).

Restrições eleitorais
Em respeito à legislação eleitoral, a divulgação institucional da CMC será  controlada editorialmente até o dia 7 de outubro. Não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo – e ainda que nestas eleições só metade dos parlamentares sejam candidatos, as restrições serão aplicadas linearmente a todos os mandatos (leia mais). Você pode ver os discursos dos vereadores na íntegra em nossas redes sociais (YouTube e Facebook).