Vereadores aprovam que avenida Salgado Filho vire polo gastronômico

por Assessoria Comunicação publicado 17/10/2017 10h25, última modificação 21/10/2021 09h32

Com 28 votos favoráveis, os vereadores de Curitiba aprovaram, nesta terça-feira (17), projeto que cria o Polo Gastronômico da avenida Senador Salgado Filho (005.00173.2017). A iniciativa, do vereador Helio Wirbiski (PPS), tem o objetivo de fomentar o comércio no bairro Uberaba, gerando empregos por meio da atração de investidores e de empresas do ramo alimentício para a região.

“A gastronomia está promovendo uma verdadeira revolução no Brasil. Via-se em outros tempos, um cenário estagnado, com restaurantes muito parecidos em que imperavam receitas estrangeiras mal adaptadas. Hoje há um leque de ofertas que engloba uma boa mostra da culinária mundial”, justificou o propositor. “Com o polo, a região se torna atrativa para a instalação de bares, restaurantes e cafés, trazendo desenvolvimento para a região e para o comercio local”, diz Wirbiski na justificativa.

O projeto de Wirbiski delimita o polo gastronômico à extensão da avenida Senador Salgado Filho, via que começa no Prado Velho, em frente a PUCPR (Pontifícia Universidade Católica), e atravessa o Guabirotuba e o Uberaba até a divisa com o município de São José dos Pinhais. A discussão do projeto deve ser retomada nesta quarta-feira (18), na votação em segundo turno, uma vez que os parlamentares encerraram antes a sessão plenária em decorrência do velório da mãe da vereadora Maria Leticia Fagundes, do PV (leia mais).

Cidadania de Curitiba
Foi aprovada em primeiro turno, com 27 votos favoráveis, a indicação de  cidadania honorária para Caroline Alcova Silva – uma homenagem proposta por Mestre Pop, do PSC (006.00010.2017). Nascida em Cornélio Procópio, ela realiza trabalhos voluntários no projeto chamado Terapia Intensiva do Amor, com a personagem chamada Drª Bellinha. Em 2016, sua equipe chegou a visitar 8 mil pessoas em hospitais, casas de repouso, asilos e orfanatos.

Pautado para análise em primeiro turno nesta terça-feira, foi adiado para amanhã a votação do projeto de Cristiano Santos (PV) que indica Fábio Renato Amaro da Silva Júnior para receber a cidadania honorária (006.00009.2017). Nascido em 1976 na cidade de São José do Rio Preto (SP), o delegado da Polícia Civil Fabio Amaro é formado em Ciência Jurídicas e Sociais pela PUC-Campinas e é o titular da Delegacia de Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa de Curitiba.