Vereadores aprovam cidadania honorária ao fundador do Grupo Opet
A Câmara Municipal aprovou, na sessão desta terça-feira (10), projeto de lei de Sabino Picolo (DEM) que concede o título de cidadão honorário de Curitiba ao professor José Antonio Karam, fundador e presidente do Conselho de Gestão do Grupo Educacional Opet.
Durante a discussão da proposta, Picolo destacou a trajetória de vida de José Antonio Karam e seu trabalho dedicado à educação paranaense. “Ele nasceu em Ponta Grossa, chegou à capital em 1968, onde trabalhou como professor em colégios públicos e privados, disse.
A fundação do Opet também foi destacada pelo parlamentar: “estive no lançamento do livro Opet 40 anos e Karam nos relatou que ficou desempregado no início da década de 1970, momento em que alugou salas em um colégio e começou a ministrar cursos técnicos na área administrativa. Ali foi o nascimento desta grande instituição”.
Outro projeto enaltecido por Sabino Picolo foi a Cidade Mirim, desenvolvido com os alunos do Colégio Opet e que incentiva a participação na política. “É um belo projeto, pois os alunos aprendem e vivenciam a cidadania, elegendo e atuando como vereadores e prefeitos”, exemplificou o parlamentar.
Por fim, o autor da homenagem destacou que o grupo possui uma equipe de 850 colaboradores, entre educadores e gestores, e que sua editora é responsável pelo desenvolvimento de um sistema de ensino utilizado por 120 mil alunos de escolas públicas e privadas de todo o país. “São números que demonstram o sucesso desta empresa paranaense, que projeta Curitiba como polo de desenvolvimento de soluções educacionais”, concluiu.
Diversos vereadores participaram da discussão, cumprimentaram Sabino Picolo pela iniciativa e frisaram o empreendedorismo do homenageado. Paulo Salamuni (PV), presidente do Legislativo, ressaltou que a cidade deve reconhecer aqueles que contribuem para o seu desenvolvimento: “José Karam criou um grande empreendimento, que gera empregos, promove a educação e fomenta a economia como um todo”, comentou.
Professor Galdino (PSDB), por sua vez, reconheceu que o Opet é um dos maiores grupos educacionais do país. “A instituição possui, reconhecidamente, estrutura de primeiro mundo e o projeto da Cidade Mirim constitui um grande diferencial em relação às outras escolas”, comparou Galdino.
Também participaram com apartes os vereadores Tico Kuzma (PROS), Felipe Braga Côrtes (PSDB), Julieta Reis (DEM), Chico do Uberaba (PMN), Valdemir Soares (PRB) e Pedro Paulo (PT).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba