Vereadores aprovam 6 sugestões à Prefeitura de Curitiba nesta segunda

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 16/09/2024 17h25, última modificação 16/09/2024 17h33
Da revitalização de parques à criação de polo cinematográfico, vereadores aprovaram seis indicações com sugestões à Prefeitura de Curitiba.
Vereadores aprovam 6 sugestões à Prefeitura de Curitiba nesta segunda

Indiações ao Executivo passam por votação simbólica, na segunda parte da Ordem do Dia. (Foto: Bruno Slompo/CMC)

Todas as seis sugestões à Prefeitura de Curitiba que foram votadas, nesta segunda-feira (16), foram aprovadas pelos vereadores. Realizadas na segunda parte da Ordem do Dia, após a votação do projeto de lei, as deliberações transcorreram sem discussões entre os parlamentares, à exceção de uma, na qual o autor pediu a palavra para justificar o envio do ofício ao Executivo.

Por não terem caráter impositivo, após aprovadas em votação simbólica pelo plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), as indicações são convertidas em ofícios para serem remetidas ao Executivo, a quem cabe julgar a viabilidade de pôr as sugestões dos vereadores em prática. Igual à votação dos projetos de lei, a deliberação das indicações é transmitida ao vivo pelo canal da CMC no YouTube.

Comunidade pede conclusão da dragagem no parque São Lourenço

Duas indicações pedindo a revitalização das estruturas de lazer dos parques Barigui (205.00386.2024) e São Lourenço (205.00387.2024) foram endossadas pelo plenário da Câmara de Curitiba hoje. Autor da sugestão, o vereador Alexandre Leprevost (União) aproveitou a discussão da segunda parte da ordem do dia para justificar que o pedido vem da comunidade, destacando as queixas sobre o equipamento de dragagem usado no desassoreamento do lago do parque São Lourenço permanecer no local. “A coisa não anda, não evolui, ofusca a beleza do lugar”, disse.

São de Leprevost outras duas sugestões submetidas ao plenário hoje, que também conquistaram a aprovação da CMC, requisitando mais fiscalização para coibir o transporte clandestino na rodoviária (205.00388.2024) e a reestruturação da rotatória localizada no encontro das ruas Carlos Dietzsch, Coronel Airton Plaisant e Engenheiro Heitor Soares Gomes (205.00389.2024). Nesta última, o motivo seria melhorar o fluxo viário dos ônibus na região.

Uma intervenção viária também foi requisitada pelo vereador Professor Euler (MDB), que pediu à Prefeitura de Curitiba um estudo para otimizar a circulação de veículos no cruzamento das ruas Brasílio Itiberê e Imaculada Conceição (205.00390.2024). “O cruzamento é uma importante via de ligação no bairro, com um fluxo elevado de veículos, especialmente em horários de pico. Isso pode gerar longas filas, atrasos e dificultar a fluidez do tráfego, impactando negativamente a mobilidade na região”, diz a justificativa.

Câmara pede incentivos para a criação de polo cinematográfico em Curitiba

A última proposição votada nesta segunda-feira foi uma indicação ao Executivo sobre a criação de um polo cinematográfico em Curitiba, de autoria do vereador Sidnei Toaldo (PRD), defendendo que a atração deste tipo de negócio gera inúmeros empregos locais (205.00392.2024). “Curitiba já é reconhecida nacionalmente por sua vocação para a inovação e a criatividade, por isso um polo cinematográfico consolida a cidade como um importante centro de produção audiovisual no Brasil”, diz a justificativa.