Vereadores apresentam resultados da participação na Conferência das Cidades
Durante a sessão plenária desta quarta-feira (21), vereadores que participaram da 5ª Conferência Estadual das Cidades fizeram uma prestação de contas sobre a participação da Câmara de Curitiba no evento.
Para Jonny Stica (PT), a conferência foi um momento importante para discutir formas de melhorar a vida nas cidades, e propor melhorias nas área de habitação, transporte, mobilidade e saneamento. O vereador destacou a eleição de Jorge Bernardi (PDT) como um dos seis delegados (do segmento Poder Legislativo) que vão representar o Paraná na Conferência Nacional das Cidades, que acontece em novembro na capital federal. “A nossa delegação coordenou o processo de escolha dos representantes, em uma reunião com mais de 100 vereadores de todo o estado”, relatou.
Outro a comentar a viagem foi Serginho do Posto (PSDB), que reforçou o papel positivo da representação de Curitiba, e a validade da conferência em aprovar propostas estaduais para um documento com as demandas das cidades de todo o país. Serginho aproveitou para refutar as críticas de que a delegação teria ido “passear”. “Fizemos um trabalho muito sério lá e ocupamos o espaço relativo à importância da nossa capital. Havia municípios de três mil habitantes (que têm nove cadeiras na Câmara Municipal) representados por quatro vereadores. Como a capital do estado ficaria sem representação em um evento como este, ou com uma representação ínfima?”, questionou.
Já o presidente da Câmara de Curitiba, Paulo Salamuni (PV), cumprimentou a delegação por ter participado efetivamente da conferência. “Não podemos deixar de ocupar estes importantes fóruns de discussão, sob o risco de estarmos sendo omissos com as nossas obrigações. Mas o mais importante é isso, os vereadores estarem aqui e, além de prestarem contas, apresentarem resultados positivos para a cidade”, concluiu Salamuni.
O posicionamento foi compartilhado por Chico do Uberaba (PMN). Ele parabenizou Jorge Bernardi pela conquista e a delegação que participou do evento. “Temos que participar e ocupar nosso espaço. Não podemos ficar para trás”, referendou.
Na 5ª Conferência Estadual das Cidades, representaram a Câmara os vereadores Carla Pimentel e Bruno Pessuti, do PSC, Jonny Stica, Pedro Paulo e Professora Josete, do PT, Serginho do Posto (PSDB), Jorge Bernardi (PDT), Julieta Reis (DEM), Noemia Rocha (PMDB) e Toninho da Farmácia (PP). Também integrou a comitiva a servidora Marilete Bernardino.
Saiba mais
A conferência foi realizada em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 13 e 15 de agosto. A atividade contou com a presença de 1.790 delegados - representantes do poder público, movimentos sociais e iniciativa privada - eleitos em conferências municipais promovidas em 334 cidades.
De acordo com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano (Sedu), o resultado final será sistematizado e transformado em documentos a serem entregues a autoridades em diversas instâncias do Poder Público. O texto base provisório contém 81 páginas, com mais de 3 mil propostas, moções e prioridades. O documento final conterá recomendações e prioridades para as áreas de saneamento, meio ambiente, habitação, mobilidade e acessibilidade, participação e controle social, planejamento e instrumentos de promoção da função social da propriedade, da gestão e políticas públicas.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba