Vereadores apoiam proposta de bicicletários
“A instituição de formas de deslocamento que promovam descongestionamento do trânsito e ao mesmo tempo preservação do meio ambiente com integração modal ao metrô”, defendida nesta semana, na Câmara de Curitiba, pelo vereador Jonny Stica (PT), recebeu integral apoio dos demais parlamentares.
Stica é um dos autores, com Omar Sabbag Filho (PSDB), da sugestão feita à prefeitura para incluir bicicletários em todas as estações do projeto do metrô. Os dois vereadores aproveitaram o Dia Sem Carro para pedir à prefeitura empenho “em novos projetos para que alternativas não poluentes, como as bicicletas, tenham prioridade”. Stica e Sabbag defendem que “estudos indicam uma redução de até 10% do fluxo de trânsito com o uso de bicicletas nas grandes cidades.”
A previsão técnica do projeto da prefeitura já admite inclusão de ciclovias, o que fez com que os parlamentares sugerissem a adoção dos equipamentos. “A instalação de bicicletários nas estações de metrô ampliará as condições de uso das bicicletas como alternativa de transporte, garantindo segurança e ampliando a confiabilidade no transporte multimodal”, disse Omar Sabbag Filho. O vereador é defensor de uma cultura urbana “para rever os modos de deslocamentos”.
Uma das sugestões de Stica, líder de oposição na Casa, é interligar estabelecimentos de ensino e locais de trabalho nos deslocamentos. A possibilidade futura de criar modalidades de aluguel, como já ocorre em países como a França e Holanda, também foi aventada pelos parlamentares.
Viabilidade
O debate do assunto em plenário, mereceu manifestação de diversos vereadores. Entre eles, Juliano Borghetti (PP), que cita o exemplo dos holandeses; Caíque Ferrante, que apresentou projeto para destinar 5% das áreas de estacionamento da cidade para bicicletas, e Paulo Frote (PSDB), que admite ter dúvidas sobre a eficiência desta mobilidade urbana, levando em conta a diversificada topografia da cidade em seus 75 bairros. O parlamentar foi cuidadoso ao comentar que “a adaptação modal entre veículos, motos e bicicletas precisa de um profundo estudo para implantação”.
O líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), apoiou a ideia, considerando interessante a ampliação de pontos de integração entre o uso de bicicletas e o transporte coletivo.
Stica é um dos autores, com Omar Sabbag Filho (PSDB), da sugestão feita à prefeitura para incluir bicicletários em todas as estações do projeto do metrô. Os dois vereadores aproveitaram o Dia Sem Carro para pedir à prefeitura empenho “em novos projetos para que alternativas não poluentes, como as bicicletas, tenham prioridade”. Stica e Sabbag defendem que “estudos indicam uma redução de até 10% do fluxo de trânsito com o uso de bicicletas nas grandes cidades.”
A previsão técnica do projeto da prefeitura já admite inclusão de ciclovias, o que fez com que os parlamentares sugerissem a adoção dos equipamentos. “A instalação de bicicletários nas estações de metrô ampliará as condições de uso das bicicletas como alternativa de transporte, garantindo segurança e ampliando a confiabilidade no transporte multimodal”, disse Omar Sabbag Filho. O vereador é defensor de uma cultura urbana “para rever os modos de deslocamentos”.
Uma das sugestões de Stica, líder de oposição na Casa, é interligar estabelecimentos de ensino e locais de trabalho nos deslocamentos. A possibilidade futura de criar modalidades de aluguel, como já ocorre em países como a França e Holanda, também foi aventada pelos parlamentares.
Viabilidade
O debate do assunto em plenário, mereceu manifestação de diversos vereadores. Entre eles, Juliano Borghetti (PP), que cita o exemplo dos holandeses; Caíque Ferrante, que apresentou projeto para destinar 5% das áreas de estacionamento da cidade para bicicletas, e Paulo Frote (PSDB), que admite ter dúvidas sobre a eficiência desta mobilidade urbana, levando em conta a diversificada topografia da cidade em seus 75 bairros. O parlamentar foi cuidadoso ao comentar que “a adaptação modal entre veículos, motos e bicicletas precisa de um profundo estudo para implantação”.
O líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), apoiou a ideia, considerando interessante a ampliação de pontos de integração entre o uso de bicicletas e o transporte coletivo.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba