Vereadores apoiam pedido por nova feira livre no Santa Cândida
Vereadores apoiaram sugestão ao Executivo do vereador Leonidas Dias, na foto, por feira no Santa Cândida. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Concordando com os argumentos trazidos por Leonidas Dias (Solidariedade), os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovaram, em votação simbólica, nesta terça-feira (4), o pedido para que seja criada uma feira livre na praça Semen Uniga, no bairro Santa Cândida. “É um espaço bastante amplo, cercado por comércio, instituições de ensino e outros equipamentos públicos. Uma feira ali vai fomentar a economia local”, defendeu Dias.
Autor da sugestão à Prefeitura de Curitiba requisitando estudos para a inclusão da nova feira no Santa Cândida, Leonidas Dias argumenta que a novidade seria benéfica para a região norte da cidade, valorizando um comércio que está instalado e tem movimentação tanto de dia quanto na parte da noite. “Atrairia ainda mais a comunidade para o local, gerando empregos”, disse. A praça Semen Uniga fica em frente ao supermercado Califórnia (205.00299.2022).
Apesar de não serem impositivos, os requerimentos e as indicações aprovados na CMC são uma das principais formas de pressão do Legislativo sobre a Prefeitura de Curitiba, pois são manifestações oficiais dos representantes eleitos pela população e são submetidos ao plenário, que tem poder para recusá-los ou endossá-los. Por se tratar de votação simbólica, não há relação nominal de quem apoiou, ou não, a medida – a não ser os registros verbais durante o debate.
Homenagem a auditores
Na esteira da homenagem entregue semana passada a auditores fiscais pela Câmara de Curitiba, Serginho do Posto (União) submeteu ao plenário, nesta terça, mais quatro votos de congratulações e aplausos para profissionais da área de arrecadação da prefeitura. Em votação simbólica, os vereadores da capital concordaram em dar a distinção para Ana Lara Gori Palka (077.00383.2022), Clarissa Rodrigues Mendes (077.00384.2022), Afonso Hirt (077.00385.2022) e Mario Nakatani Júnior (077.00386.2022).
“São homenagens a servidores públicos da Finanças, que têm uma carreira de Estado e exercem suas funções com muita responsabilidade. Nós observamos a performance da Secretaria Municipal, de excelência, sejam os contribuintes pessoas físicas ou jurídicas”, justificou Serginho do Posto. Com ele, assinam as homenagens Beto Moraes (PSD), Flávia Francischini (União), Herivelto Oliveira (Cidadania), João da 5 Irmãos (União), Marcelo Fachinello (PSC), Marcos Vieira (PDT), Maria Leticia (PV), Mauro Bobato (Pode), Mauro Ignácio (União), Oscalino do Povo (PP), Osias Moraes (Republicanos), Pastor Marciano Alves (Solidariedade), Pier Petruzziello (PP), Professora Josete (PT), Sabino Picolo (União), Salles do Fazendinha (DC) e Sargento Tânia Guerreiro (União).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba