Vereadores acompanham no TRE lançamento de sistema biométrico

por Assessoria Comunicação publicado 28/03/2011 18h55, última modificação 06/08/2021 10h44
Os vereadores Tico Kuzma e Zezinho do Sabará (ambos do PSB), Aladim Luciano e Paulo Salamuni (PV) representaram a Câmara de Curitiba, nesta segunda-feira (28), na solenidade de lançamento dos trabalhos de revisão do eleitorado da cidade pelo sistema biométrico no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O novo sistema identifica os eleitores pelas impressões digitais. A cerimônia foi dirigida pelo ministro Ricardo Levandowski, presidente do Tribunal Superior Eleitoral.
Para Tico Kuzma, “Curitiba é uma cidade de vanguarda. Mas, é preciso aproveitar a tecnologia para benefícios em outros aspectos. O parlamentar defende a criação de parcerias do TSE e Ministério da Justiça e convênios da Secretaria da Segurança Pública com o TRE. A ideia é usar o cadastro eleitoral a favor da segurança pública.” Como exemplo, Kuzma cita a lei municipal que prevê a identificação dos torcedores nos estádios de futebol, que é de sua autoria. “Os clubes podem firmar convênio para ter acesso às impressões digitais dos torcedores”, analisa. “Também é possível usar o mesmo cadastro para identificar criminosos e solucionar crimes através de pistas e digitais encontradas no local do crime”, adianta.
Calendário
Os vereadores fizeram o título de eleitor biométrico e comentam a importância deste novo sistema. “A eleição que já é segura ficará mais segura e transparente”, dizem. Por isso, chamam todos os eleitores de Curitiba para que façam o recadastramento, que segue até o dia 20 de janeiro do ano que vem, obedecendo o calendário conforme o mês de nascimento. O comparecimento é obrigatório e quem não fizer o cadastro biométrico terá o título de eleitor cancelado.
A revisão terá início nesta terça-feira (29). Todos os 1,3 milhão de eleitores estão convocados. O novo processo deve reduzir o tempo de espera do eleitor na fila no dia de votação e contribuir para que a divulgação dos resultados seja mais rápida. Quem fizer o cadastramento terá prioridade na obtenção do novo documento de identificação nacional., o registro de identidade civil que vai agregar números da carteira de identidade, carteira de motorista, passaporte, entre outros. “É o término definitivo da possibilidade de fraude na votação, de que o eleitor vote para outro”, diz Levandowski.

Confira as datas do recadastramento conforme o mês de nascimento:

Nascidos em janeiro serão atendidos em abril/2011;
Nascidos em fevereiro e março serão atendidos em maio/2011;
Nascidos em abril e maio serão atendidos em junho/2011;
Nascidos em junho e julho serão atendidos em julho/2011;
Nascidos em agosto serão atendidos em agosto/2011;
Nascidos em setembro serão atendidos em setembro/2011;
Nascidos em outubro serão atendidos em outubro/2011;
Nascidos em novembro serão atendidos em novembro/2011;
Nascidos em dezembro serão atendidos em dezembro/2011 até 20 de janeiro de 2012.
O atendimento ao eleitor funcionará de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.