Vereadores acompanham início da Linha Verde Norte

por Assessoria Comunicação publicado 26/07/2011 18h05, última modificação 10/08/2021 11h15
Os vereadores Jair Cézar (PSDB), Felipe Braga Côrtes (PSDB), Paulo Frote (PSDB), Serginho do Posto (PSDB), Tico Kuzma (PSB) e Algaci Tulio (PMDB) acompanharam, nesta terça-feira (26), o prefeito Luciano Ducci (PSB) na assinatura da ordem de serviço para início das obras de construção da Linha Verde Norte. “Curitiba está investindo para suportar o crescimento da cidade e facilitar o deslocamento dos cidadãos”, afirma Jair Cézar. “Com estas obras, a capital se estabelece como cidade modelo para todo o Brasil”, completa o vereador.
O projeto vai transformar a antiga BR-116 em avenida integrada à região metropolitana. De acordo com a prefeitura, serão investidos cerca de R$ 52 milhões entre o Jardim Botânico e a Avenida Victor Ferreira do Amaral, passando por seis bairros (Jardim Botânico, Jardim das Américas, Cajuru, Cristo Rei, Capão da Imbuia e Tarumã).
Benfeitorias
O trecho norte da Linha Verde terá 12 pistas de rolamento, sendo duas delas de vias exclusivas para ônibus e duas de vias locais para acesso, como já foi feito no trecho sul. As obras incluem ainda melhorias no sistema de iluminação, sinalização, canaletas para ônibus, ciclovia, calçadas e drenagens ao longo da via.
Também participaram da cerimônia os secretários de Governo, Luiz Fernando Jamur; de Obras, Mário Tookuni; o presidente do Ippuc, Cléver de Almeida, e o presidente da Urbs, Marcos Isfer.
Conferência de Saúde
A 11ª Conferência Municipal de Saúde de Curitiba discutiu a atual situação do setor e as prioridades de melhorias. O encontro aconteceu no auditório do setor de pós-graduação da Universidade Positivo e reuniu usuários, servidores e a administração do sistema de saúde curitibano.
O vereador Jair Cézar (PSDB), representado por sua assessoria, destacou a importância do debate e do diálogo para que o setor possa se aprimorar. “A Conferência Municipal de Saúde permite que todos os envolvidos, desde usuários até dirigentes, conversem e construam o caminho para melhorar este setor fundamental para a nossa cidade”, afirma Jair Cézar.
A principal questão levantada durante a conferência foi a necessidade do estabelecimento e cumprimento de um percentual mínimo de investimento dos orçamentos municipal, estadual e federal em Saúde. Uma das propostas que mais se destacam exige que pelo menos 15% dos investimentos sejam destinados ao setor.
De acordo com a prefeitura de Curitiba, mesmo sem regulamentação destes investimentos, o município já vem usando percentuais ainda maiores nesta área. Em 2010 foram investidos R$ 349,2 milhões, o equivalente a 16,43% do orçamento daquele ano.
A conferência foi aberta pela secretária Municipal de Saúde, Eliane Chomatas. Também participaram o secretário de Gestão Estratégica e Participação do Ministério da Saúde, Luiz Odorico Monteiro de Andrade; a representante do Ministério Público, Luciane Duda, e os presidentes dos conselhos estadual e municipal de Saúde, Rosita Wilner e Luiz Carlos Pinheiro.