Vereadores acompanham Fifa em estádios da capital

por Assessoria Comunicação publicado 10/01/2011 18h25, última modificação 05/08/2021 10h46
A Comissão da Copa acompanhou, nesta segunda-feira (10), a vistoria que representantes da Fifa realizaram em campos de treinamento indicados pela prefeitura de Curitiba. Durante esta semana, os integrantes do Comitê Organizador Local (COL) da federação esportiva definirão quais espaços serão utilizados durante o mundial de futebol na véspera das partidas oficiais.
“Pode ocorrer de algum campo de treinamento precisar de adequações, mas a cidade está apta a receber os jogos do Mundial”, indicou o vereador Pedro Paulo (PT), relator da comissão. Julgamento semelhante fez o líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador João do Suco (PSDB), para quem Curitiba apresenta diversos campos em condições satisfatórias. “Obras adicionais serão melhorias, para chegarmos a um padrão internacional de qualidade”, defende o parlamentar. Os vereadores Aladim Luciano (PV) e Pastor Valdemir Soares participaram da atividade.
Aladim apontou que o Couto Pereira, primeiro campo a ser visitado pelos técnicos da Fifa, precisa receber mais obras de acessibilidade. “É preciso mais atenção com os cadeirantes, fato notado pelos técnicos da federação”, apontou o vereador. Ex-jogador de futebol, Aladim já defendeu a camisa da seleção brasileira em amistosos e destaca a importância da cidade ser sede dos jogos do Mundial. “Na minha época, as pessoas só prestavam atenção nos jogadores do eixo Rio-São Paulo. Agora, temos uma oportunidade de mostrar os nossos talentos, ainda mais com o treinador Ney Franco na seleção brasileira sub-20”, afirmou.
Comitiva
Sete campos de treinamento terão as suas condições de infraestrutura avaliadas: o Estádio Couto Pereira, o Durival Britto e Silva, o Trieste Futebol Clube, em Santa Felicidade, o Ecoestádio Janguito Malucelli, e os centros de treinamento da Graciosa, do Caju e o Ninho da Gralha, dos times da capital. "É uma etapa importante da preparação da cidade para a Copa, em que saberemos os campos aptos a receber as seleções nos treinamentos pré-jogo", disse o prefeito Luciano Ducci, que acompanhou a vistoria na companhia do gestor da cidade para a Copa, Luiz de Carvalho, e do secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.
“Não são só os campos de treinamento que Curitiba tem a oferecer, mas a infraestrutura local. Todos os locais sugeridos pela administração estão cercados de aparelhos públicos de segurança, rede de saúde e boas vias de acesso e estacionamentos”, defendeu Mario Celso Cunha, secretário estadual para Assuntos da Copa. A equipe técnica da Fifa é formada por Frederico Nantes, gerente de Competição e Serviços às Equipes, pelos consultores de estádios do COL, Carlos de La Corte, e João Pedro Caetano, pela agrônoma Maristela Kuhn, consultora de gramados, e por Renato Rolim, do escritório de acomodações da Fifa.