Vereadores acompanham audiência pública do município
Com um público de cerca de 400 pessoas, aconteceu nesta quinta-feira (1º), no salão de eventos do Jockey Club, no Tarumã, audiência pública da Operação Urbana Linha Verde, que discutiu o impacto ambiental gerado pelos novos investimentos que o município deverá fazer no trecho. Os vereadores Professor Galdino (PSDB), Jair Cézar (PSDB), Julieta Reis (DEM), Professora Josete (PT) e Serginho do Posto, vice-líder do prefeito, participaram do evento.
A audiência, que foi aberta pela secretária do Meio Ambiente, Marilza de Oliveira Dias, e teve a presença do presidente do (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Cléver de Almeida, e da secretária de Urbanismo, Suely Hass, apresentou estudos de impacto ambiental realizados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), instituição vinculada à Universidade de São Paulo (USP). De acordo com os relatórios da Fipe, há pelo menos 15 localidades de habitação irregular na área de abrangência da operação, o que deve ser solucionado com a relocação das famílias para uma área devidamente urbanizada. Também de acordo com o relatório, 27% dos terrenos da região estão desocupados, o que deve ser drasticamente modificado com a concretização das obras. A região, que hoje tem uma população de 82 mil pessoas, deverá chegar a 135 mil em 2040, de acordo com as perspectivas do estudo.
Novo eixo
“Esta obra que irá abrir um novo eixo de desenvolvimento e de transporte da cidade, sem perder o caráter residencial dos bairros”, afirmou Jair Cézar, presidente da Comissão de Serviço Público da Câmara de Curitiba.
Para o vereador Professor Galdino, o projeto é mais uma ação inovadora e de vanguarda que o município terá em urbanização. “A cidade está sendo planejada a longo prazo, para que haja um adensamento inteligente da população, com serviços eficientes e mobilidade urbana garantida. É disso que as grandes cidades brasileiras precisam: crescimento urbano somado a qualidade de vida”, comentou.
Ao todo, serão beneficiados cerca de 21 milhões de metros quadrados, ao longo da Linha Verde, o que abrange 22 bairros das regiões Norte, Centro e Sul, sendo que isso compreenderá a criação de espaços comerciais, residenciais, trânsito facilitado pela implantação de ciclovias, trincheiras, e canaleta para tráfego exclusivo da linha Ligeirão. Os custos das obras serão administrados e fiscalizados pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal, sem que haja a necessidade de interferências do município nas transações comerciais de títulos imobiliários.
A audiência, que foi aberta pela secretária do Meio Ambiente, Marilza de Oliveira Dias, e teve a presença do presidente do (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Cléver de Almeida, e da secretária de Urbanismo, Suely Hass, apresentou estudos de impacto ambiental realizados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), instituição vinculada à Universidade de São Paulo (USP). De acordo com os relatórios da Fipe, há pelo menos 15 localidades de habitação irregular na área de abrangência da operação, o que deve ser solucionado com a relocação das famílias para uma área devidamente urbanizada. Também de acordo com o relatório, 27% dos terrenos da região estão desocupados, o que deve ser drasticamente modificado com a concretização das obras. A região, que hoje tem uma população de 82 mil pessoas, deverá chegar a 135 mil em 2040, de acordo com as perspectivas do estudo.
Novo eixo
“Esta obra que irá abrir um novo eixo de desenvolvimento e de transporte da cidade, sem perder o caráter residencial dos bairros”, afirmou Jair Cézar, presidente da Comissão de Serviço Público da Câmara de Curitiba.
Para o vereador Professor Galdino, o projeto é mais uma ação inovadora e de vanguarda que o município terá em urbanização. “A cidade está sendo planejada a longo prazo, para que haja um adensamento inteligente da população, com serviços eficientes e mobilidade urbana garantida. É disso que as grandes cidades brasileiras precisam: crescimento urbano somado a qualidade de vida”, comentou.
Ao todo, serão beneficiados cerca de 21 milhões de metros quadrados, ao longo da Linha Verde, o que abrange 22 bairros das regiões Norte, Centro e Sul, sendo que isso compreenderá a criação de espaços comerciais, residenciais, trânsito facilitado pela implantação de ciclovias, trincheiras, e canaleta para tráfego exclusivo da linha Ligeirão. Os custos das obras serão administrados e fiscalizados pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal, sem que haja a necessidade de interferências do município nas transações comerciais de títulos imobiliários.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba