Vereadores acatam Semana de Conscientização sobre Lúpus
Na sessão plenária desta terça-feira (10), foi aprovado por unanimidade, com 33 votos, o projeto de lei que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre o Lúpus. De autoria do vereador Rogério Campos (PSC), a matéria estipula a segunda semana do mês de maio para a realização de campanhas educativas sobre o tema (005.00068.2017 com substitutivo geral 031.00067.2017 – leia mais).
Para Rogério Campos, a proposição é importante para que Curitiba possa dar atenção ao lúpus, “essa doença séria que pode prejudicar toda a vida de uma pessoa”. Ele relatou que conhece casos em que a doença foi superficial, mas que também há situações em que o doente foi levado a óbito em função do lúpus. “Um projeto que deve ser aprovado para que possamos cobrar da prefeitura campanhas de conscientização”, defendeu o vereador.
Maria Leticia Fagundes (PV) esclareceu que o lúpus é uma doença autoimune que atinge mulheres, em sua maioria, e mais particularmente mulheres afrodescendentes. “Trata-se de uma doença muito grave que pode ser cutânea [quando uma mancha aparece na face], ou sistêmica [quando atinge órgãos internos]”. Para ela, o diagnóstico depende muito da capacitação do médico, “mas hoje contamos com bons métodos de diagnóstico, como é o caso do exame fan [fator antinuclear]”.
A vereadora Maria Manfron (PP) lembrou de um amigo que morreu em função do lúpus. “Ele teve a versão visceral da doença”. Já Zezinho Sabará (PDT) parabenizou Rogério Campos (PSC) pela iniciativa e disse também ter conhecido uma vítima de lúpus. Mestre Pop (PSC) lembrou que em regiões periféricas as informações chegam com dificuldade. “Daí a importância de uma campanha de conscientização como essa”, afirmou. Da mesma forma se posicionou Oscalino do Povo (Pode). Para ele, o projeto pode ser bom “para que revertamos ao povo informações que lhes proporcione qualidade de vida”.
“Rogerio, quando você pretendeu criar essa semana, você teve uma luz”, disse Tito Zeglin (PDT). “Domingo participamos da Caminhada do Coração, evento que acontece há 13 anos em Curitiba. Quanto ao lúpus, conheço pessoas que já não têm como sair da doença, têm de aprender a conviver”, completou.
Utilidade pública
O plenário também acatou com 34 votos, em primeiro turno, o projeto de autoria de Cacá Pereira (PSDC) que declara de utilidade pública a Associação das Senhoras do Lar do Conjunto Itatiaia (014.00016.2017).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba