Vereadora tem até dia 1º de dezembro para defesa final na Processante
Com o repasse de cópia integral das investigações da Comissão Processante aos advogados de defesa da vereadora Katia Dittrich (SD), nesta sexta-feira (24), a parlamentar tem até o dia 1º de dezembro para entregar suas alegações finais. Nesta data termina o prazo de cinco dias úteis para ela apresentar seus últimos argumentos ao colegiado, antes da elaboração do relatório de Osias Moraes (PRB), que será votado pelos demais integrantes Cristiano Santos (PV), presidente, e Toninho da Farmácia (PDT).
Katia foi denunciada, no dia 15 de agosto, por seis ex-comissionados. Eles a acusam de exigir “devolução” de parte dos salários de funcionários do gabinete da parlamentar. Por unanimidade, os vereadores de Curitiba concordaram em abrir uma Comissão Processante para apurar o caso, que pode resultar na cassação do mandato da parlamentar, e desde o dia 23 de agosto há coleta de evidências e tomada de depoimentos.
Se a vereadora usar todo o prazo do qual dispõe, a etapa seguinte é o relator da Comissão Processante, Osias Moraes, concluir seu parecer sobre a situação. O prazo também é de cinco dias úteis, ou seja, 8 dezembro. Daí essa peça é analisada pelos três vereadores, votada internamente e submetida ao plenário da Câmara de Curitiba. Trata-se da sessão de julgamento.
Nessa sessão especial, “serão lidas as peças requeridas por qualquer dos vereadores e pelos denunciados, e, a seguir, os que desejarem poderão manifestar-se verbalmente, pelo tempo máximo de 15 minutos cada um, e, ao final, o denunciado, ou seu procurador, terá o prazo máximo de duas horas para produzir sua defesa oral”. Para a cassação do mandato, são necessários votos de pelo menos dois terços dos membros do Legislativo – 26 parlamentares. Se a marca não for atingida, ocorre o arquivamento do processo.
Leia também
Vereadora nega doações de assessores e diz que foi agredida na rua
Testemunhas de defesa negam devolução de salário à vereadora
Concluídas oitivas de acusação, Processante ouve defesa da vereadora
Comissão Processante ouve primeiros depoimentos contra vereadora
Comissão Processante mantém investigação contra vereadora
Comissão começa apuração sobre denúncia contra vereadora
"Mentiras, complôs, é uma situação muito difícil", defende-se Katia Dittrich
Plenário da Câmara acata processo de cassação contra vereadora
Câmara recebe denúncia de ex-servidores contra vereadora
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba