Vereadora representa a Câmara na Alemanha

por Assessoria Comunicação publicado 10/09/2009 18h20, última modificação 25/06/2021 10h12
A vereadora Renata Bueno (PPS) está representando a Câmara de Curitiba na Alemanha. Atendendo convite da Fundação Konrad Adenauer, a parlamentar está participando de debates sobre a representação feminina no parlamento dos dois países e a participação das mulheres na política.
Do roteiro, com a participação de outras 11 mulheres brasileiras, fazem parte encontros com jornalistas alemães renomados, como a correspondente para assuntos diplomáticos do jornal Die Welt, Hildegard Stausberg, especialista em política latino-americana. Com ela, as representantes brasileiras conversaram sobre a imagem do governo Lula na Europa e as perspectivas para as eleições de 2010.
“O poder local e as mulheres foram temas do debate com a prefeita do município de Alfter, Bärbel Steinkempe”, conta Renata Bueno, destacando que a conversa se baseou nas questões do poder Executivo municipal, fazendo a comparação entre o sistema alemão e o brasileiro na questão da educação, saúde e orçamento do município.
Trabalhos
Para Renata Bueno, “foram muito proveitosos os encontros com a deputada estadual Andrea Milz, presidente da Comissão para Gerações, Família e Integração da Assembléia Legislativa do Estado da Renânia do Norte-Vestefália, e com a secretária de Estado Marion Gierden-Jülich, vice-ministra do Ministério para Gerações, Família e Integração.”
Diz ainda que, nos dois casos, as duas políticas alemãs têm  trabalho muito semelhante ao seu, dedicado aos direitos humanos, com base nos objetivos do milênio. Andréa Milz foi vereadora com 26 anos e tem experiência de vários mandatos como deputada, sempre dedicados à criança e ao adolescente, o idoso, até assuntos específicos, como união estável de homossexuais e imigrantes.
A vice-ministra avaliou a adequação da Alemanha às metas do milênio e explicou sobre a cooperação com países em desenvolvimento, especialmente da África. Segundo ela, todas as técnicas públicas se baseiam nas metas.
 O grupo de políticas brasileiras entrou em contato com os preparativos para as eleições alemãs, que acontecem no próximo dia 27, através da deputada federal Lisa Becker, que está em campanha e encontros com o porta-voz Matthias Heidmeier, do Partido Alemão Conservador Burguês (CDU). O porta-voz deu longas explicações sobre a organização estratégica dos partidos para as eleições.
Na viagem as parlamentares brasileiras ainda vão discutir comunicação política, a participação política dos sindicatos, cooperação internacional e economia.