Vereadora quer ampliar benefício do transporte

por Assessoria Comunicação publicado 15/08/2011 16h10, última modificação 11/08/2021 09h26
Uma lei municipal de 2003 garante aos portadores de deficiência ou com patologias crônicas acesso ao cartão-transporte. A lei também regulamenta o encaminhamento destas pessoas ao benefício e a vereadora Julieta Reis (DEM) quer incluir mais uma parcela da população: a dos portadores de artrite reumatóide juvenil que estiverem em tratamento. A sugestão ao Executivo foi aprovada no plenário da Câmara Municipal.
A doença citada pela parlamentar é muito comum entre as de espécies reumáticas inflamatórias, de origem crônica, que se manifestam sobre as articulações periféricas, degenerando a cartilagem articular de joelhos, articulações coxofemorais e coluna espinhal. Com a dificuldade de mobilidade apresentada e pela própria restrição econômica imposta pelo tratamento, Julieta Reis procura, através da administração pública, beneficiar esta parcela da população. Conforme apurou a vereadora, "as potenciais morbidades articulares da doença e, por consequência, o seu impacto socioeconômico é considerável, atingindo até 2% da população mundial."
Escola
Em outro documento da parlamentar aprovado pelo plenário, foram solicitadas informações sobre as obras de reforma integral das instalações da Escola Municipal Itacelina Bittencourt, localizada na Rua São Paulo, bairro Vila Guaíra.
Julieta Reis considera essencial a reforma do local, solicitada por ela em 2010. A reforma foi incluída no plano de obras da prefeitura deste ano e a vereadora quer saber sobre o prazo de execução. A unidade é amplamente utilizada pelos alunos do ensino fundamental e pelos clubes de serviço da localidade. O Lions Club Curitiba-Guaíra é uma das entidades que contribuiu com a escola, com a doação de 200 livros infantis. O ato atendeu solicitação da direção do estabelecimento de ensino, preocupada em manter a qualidade de ensino.