Vereadora pede políticas voltadas à igualdade racial

por Assessoria Comunicação publicado 21/11/2006 18h35, última modificação 14/06/2021 10h04
Na sessão plenária desta terça-feira (21), a vereadora professora Josete (PT) falou sobre a consciência negra, cuja data nacional comemorativa foi na segunda (20). A parlamentar reivindicou políticas públicas voltadas à igualdade racial e comentou dados sobre pesquisa recente do Dieese. Segundo Josete, é a primeira parte de um levantamento sobre emprego e desemprego nas regiões metropolitanas de grandes capitais brasileiras e a inserção da população negra no mercado de trabalho. “O estudo mostra que os negros correspondem a 45% da população brasileira e que mais da metade dos desempregados, 55,3%, são negros”, destacou a vereadora.
Para Josete, a dificuldade de acesso à educação e saúde públicas contribuem para a pobreza. “A situação se arrasta desde a libertação dos escravos, sem haver preocupação por parte do Estado. É preciso amplo diálogo sobre o tema com os governos, para promover a participação de todos na sociedade e a igualdade racial”, disse, ressaltando a necessidade de pesquisas e estudos para garantir a implementação das políticas públicas e a participação dos negros na sociedade, garantindo tratamento adequado como cidadãos e sujeitos políticos.
O vereador Custódio da Silva (PRTB) parabenizou Josete pela continuidade da discussão, ampla e necessária. “É preciso trabalhar pela sociedade visando a igualdade e participação, capacitando todos ao mercado de trabalho”, disse. O vereador Paulo Salamuni (PV) compartilhou da iniciativa de Josete e sugeriu a continuidade do debate.