Vereadora pede medidas sobre serviço de saúde

por Assessoria Comunicação publicado 07/02/2012 18h55, última modificação 16/08/2021 10h07
“O novo sistema utilizado pelas unidades de saúde de Curitiba, que serve como prontuário eletrônico, implantado a partir de janeiro deste ano apresenta falhas”. A afirmação é da vereadora Professora Josete (PT). De acordo com a parlamentar, em pronunciamento durante a sessão plenária desta terça-feira (7), o equipamento, que registra os dados do paciente desde a data do agendamento, consulta, médico, encaminhamentos, medicação prescrita e cuidados administrados na unidade apresenta problemas, não sendo possível registrar nenhum procedimento. “Para funcionar minimamente as unidades operam hoje com 99% dos procedimentos em papel, sendo que este contrato foi dispendioso aos cofres públicos municipais e veio para substituir algo que já existia e deveria ser aperfeiçoado”, opinou.
A vereadora afirmou que pretende buscar explicações junto à Secretaria de Saúde e também pedir que a pasta se posicione, tomando providências. “É necessário conhecer quem é o responsável por esse contrato, quem são os técnicos contratados, quais os valores já pagos, como serão ressarcidos os prejuízos, entre outros, para solucionar o problema e não penalizar ainda mais os usuários e servidores. O mais grave é que telas com informações de caráter sigiloso aparecem nos documentos que são disponibilizados ao paciente, gerando constrangimento e problemas de ética na relação médico paciente e com a enfermagem e triagem”, enfatizou.