Vereadora participa do fórum de moradores de rua

por Assessoria Comunicação publicado 26/01/2010 18h00, última modificação 28/06/2021 15h32
A vereadora Renata Bueno participou, nesta terça-feira (26), da reunião do Fórum Permanente da População em Situação de Rua, em Curitiba. Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Curitiba, a parlamentar tem acompanhado toda a mobilização desse segmento, como forma de fiscalizar as políticas públicas aplicadas a eles. Renata ressaltou que o movimento deve focar mais alguns aspectos importantes para a construção de uma política mais forte para todos. “O movimento deve estar atento para que as políticas públicas possam ser fiscalizadas e também dar resultados. Queremos ampliar cada vez mais esse debate e levar isso às autoridades, mas de uma forma mais fundamentada e equilibrada”, disse.
Pesquisa
A primeira Pesquisa Nacional sobre a População em Situação de Rua, divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em Brasília, indicou que há cerca de três mil moradores de rua na capital, o que coloca Curitiba na segunda posição em número total de moradores proporcionalmente à população. “Entre as 71 cidades pesquisadas (48 municípios com mais de 300 mil habitantes e 23 capitais), Curitiba apresentou a segunda maior proporção, com percentual de 0,154 de moradores de rua em relação à população total”, lembra a vereadora.
Em primeiro lugar ficou a cidade de São José dos Campos (SP), com percentual de 0,274 (1.633 habitantes). Com percentual de 0,118, aparece Juiz de Fora (MG), na terceira colocação.
A pesquisa foi aplicada a quem vive em calçadas, praças, rodovias, parques, viadutos, postos de gasolina, praias, barcos, túneis, depósitos, prédios abandonados, becos, lixões e ferro-velho ou passam a noite em albergues, abrigos, igrejas e casas de passagem e apoio.