Vereadora participa de evento sobre saúde mental

por Assessoria Comunicação publicado 14/04/2010 18h50, última modificação 29/06/2021 08h53
A saúde mental, uma das principais áreas de pesquisa e estruturação da rede pública de atendimento dentro das ações da Secretaria Municipal de Saúde, é acompanhada pela vereadora   Professora Josete (PT). A parlamentar representou a Câmara de Curitiba nesta segunda e terça-feira (12 e 13), na 2ª Conferência de Saúde Mental, realizada na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
A conferência  analisou trabalhos sobre  saúde mental como direito e compromisso de todos. Participaram mais de 100 delegados e 20 observadores de entidades governamentais e não-governamentais da saúde, educação, ação social, cultura, trabalho, esporte e portadores de deficiências. Os participantes discutiram propostas  de políticas estadual e nacional para o setor visando reduzir  internamentos e ampliar  as possibilidades  de acompanhamento clínico,   com o cultivo  do vínculo socio-afetivo.
Luta
Conforme Josete, “é importante  se reafirmarem as diretrizes da reforma psiquiátrica da lei 10.216/01 e a política nacional da saúde mental do SUS, tendo como horizonte, além do tratamento, que é um direito do cidadão, a reinserção social dos pacientes.”
Jornada
Outro debate importante, na opinião da vereadora, foi a discussão sobre a jornada de 30 horas para os trabalhadores da saúde. Hoje, existem pesquisas que demonstram essa necessidade, uma vez que há um número elevado de profissionais desta área que estão afastados por conta da sobrecarga de trabalho, vários deles com um quadro de sofrimento mental. A proposta, de acordo com Josete, foi aprovada por unanimidade e será encaminhada para a Conferência Estadual de Saúde Mental.