Vereadora defende políticas públicas voltadas à educação

por Assessoria Comunicação publicado 17/08/2010 19h15, última modificação 30/06/2021 10h33
Pautar temas de políticas públicas nas campanhas deste ano deve ser prioridade, conforme declarações feitas pela vereadora Professora Josete (PT), em fala na tribuna da Câmara de Curitiba, durante sessão a plenária desta terça-feira (17). A parlamentar afirmou que “o momento é propício para debater o alinhamento de políticas públicas que avancem nos setores básicos, em especial, o da educação”.
Em comparativos feitos sobre as plataformas dos candidatos e “o atual quadro de necessidades da população”, Josete deixou claro que o País ainda enfrenta desafios que “devem ser encarados de frente”. A professora considera que a educação, desde a fundamental até a universitária, deve “ter programas que se equilibrem com a demanda, o que ainda não ocorre em nível e qualidade desejados”. O comentário pretendeu direcionar pedido de contribuição política que os próprios vereadores podem fazer ao processo democrático das eleições. "O momento é propício", afirmou. Ainda que programas como o Fundeb tenham ofertado garantias à população estudantil, a vereadora acha que “é preciso fortalecer o ensino público em todas as direções, pelas próximas administrações que vão assumir a União e o Estado do Paraná”. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é um fundo de natureza contábil-financeira, instituído por emenda constitucional em 2006 e regulamentado por lei em 2007.
Desigualdades
Josete enfocou outros temas sobre as desigualdades sociais e profissionais, que, na sua opinião, ainda não “foram resolvidos e razão pela qual é necessário aprofundar efetivamente as políticas públicas”. Os reflexos negativos expostos à sociedade pela elevada carga tributária, lobbies e outros exemplos, como o preconceito velado, que ainda persiste em funções ocupadas por mulheres e negros quanto à remuneração, também foram citadas pela vereadora em seu depoimento.