Vereadora avalia explicações de secretário sobre a gripe A

por Assessoria Comunicação publicado 19/08/2009 16h10, última modificação 25/06/2021 08h57
“O secretário deixou explícito que existe boa sintonia entre os governos municipal, estadual e federal para o enfrentamento da Influenza A (gripe A), o que é muito importante, neste momento, para toda a população.” O comentário é da líder do PT, vereadora Professora Josete, ao analisar os esclarecimentos sobre a atuação da prefeitura na prevenção e tratamento da gripe A prestados pelo secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, nesta terça-feira (18), na Câmara de Curitiba. Para a vereadora, as explicações foram satisfatórias.
Ainda na análise de Josete, o secretário reforçou o que a parlamentar vinha dizendo em plenário: “o governo federal tomou todas as medidas necessárias para o País enfrentar a doença; o estoque do medicamento usado no tratamento da gripe A, por exemplo. Foi comprado o remédio Tamiflu para a população, principalmente as pessoas de baixa renda.”
O protocolo adotado pelo Ministério da Saúde sobre a nova gripe, seguido integralmente pelas secretarias municipal e estadual de Saúde, também merece destaque, porque as medidas estabelecidas pelo documento atendem às necessidades do País com relação ao enfrentamento da doença”, acrescenta.
Estrutura
A vereadora, entretanto, questiona algumas deficiências nas unidades básicas de saúde nas antigas unidades 24 horas, agora chamadas de Centros Municipais de Urgências e Emergências. Ela explica que os centros, por exemplo, foram ampliados, mas ainda não têm estrutura adequada para atender casos de urgência e emergência: “a crítica não é só em relação à gripe A, até porque o problema vem sendo conduzido de forma satisfatória pelas autoridades competentes, mas à forma de funcionamento dos centros, que não dão conta das necessidades da população”, avalia.