Vereador vistoria obras contra enchentes

por Assessoria Comunicação publicado 28/01/2010 17h25, última modificação 28/06/2021 15h34
O vereador Dirceu Moreira (PSL) visitou obras de desassoreamento na Bacia do Rio Barigui, que beneficiarão moradores da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), em especial as vilas Modelo, Resistência, Vinizia, Sete de Setembro e Belo Ar. "A região do Canal Pulador sofreu sete alagamentos no ano passado. Com as obras isso deve mudar. Para resolver o problema das enchentes, encaminhei os pedidos da comunidade por meio de proposições para a prefeitura e me reuni várias vezes com os secretários do prefeito Beto Richa, que atendeu os nossos pedidos", afirma o parlamentar.
Acompanhado do engenheiro Gilmar Roloff, da Secretaria Municipal de Obras Públicas, o vereador esteve, nesta quinta-feira (28), no canteiro de obras do Canal Pulador, onde a equipe da prefeitura trabalha na retirada de entulhos. Dirceu Moreira explica que o afundamento do leito do rio vai permitir a limpeza das galerias, reduzindo as enchentes e alagamentos na região. Ao longo de 100 metros do canal, já foram retirados 8.000 m³ de lodo e lixo, o que dobrou a distância do fundo do leito até as margens do rio, que antes era de apenas dois metros de altura e agora é de quatro. Também foram feitas correções no leito do canal e o preparo em nível das margens, para dificultar novas assoreações.
"Acredito que o resultado da obra vai ser bom. Nós vamos plantar árvores na margem para evitar que a assoreação aconteça de novo", explicou Mário Vargas, presidente da Associação de Moradores do Belo Ar, que aproveitou para solicitar a limpeza de áreas com restos de construção civil, que teriam se transformado em vetores de doenças e insetos. Considerada uma área de risco, 26 das 100 famílias que moram na vila serão realocadas para novas residências construídas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab-Ct), no bairro Tatuquara.
"Nós comemoramos quando o maquinário chegou para fazer a obra, mas a festa mesmo nós vamos realizar quando a chuva não invadir mais a casa dos moradores. Até lá estamos acompanhando a execução e conversando com a população", conta o vereador Dirceu Moreira, cujo trabalho de levar as demandas reunidas junto aos moradores da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) à administração municipal ajudou a agilizar uma obra maior de recuperação do leito do rio Barigui, do qual o Canal Pulador faz parte. "Os vereadores são o canal da comunidade com a prefeitura. A comunicação com eles nos ajuda a atender a população", disse o engenheiro Gilmar Roloff, que confirmou os esforços para concluir o quanto antes os trabalhos de combate a alagamentos e enchentes na região.
Ferrovila
Dirceu Moreira e o engenheiro da prefeitura também estiveram no córrego que margeia a rua Orestes Thá, na Ferrovila, outra região da cidade frequentemente sujeita a alagamentos quando a chuva é mais forte. "Aqui enche de água. Na chuva da última semana, a vizinha perdeu um sofá que tinha acabado de comprar", relata o pedreiro Valter Camargo, 42. Ele conversou com o parlamentar e explicou a situação que a sua família enfrenta. "Minha mãe mora aqui há 15 anos e, de tanto saber que o ralo não vence a água, ela tem umas tábuas que usa para impedir que a casa inunde. A água chega a atrapalhar quem passa pela ponte que cruza o canal", disse Camargo.  O vereador solicitará a limpeza do canal e a instalação de mais bocas de lobo para amenizar o problema.