Vereador vê logística como fator competitivo

por Assessoria Comunicação publicado 18/03/2010 18h35, última modificação 29/06/2021 07h41
Conhecimento e experiência são fatores integrantes do emprego da logística, um recurso que vem sendo utilizado em diversos segmentos de planificação e otimização de desafios. Na opinião do vereador Omar Sabbag Filho (PSDB), que integra as comissões de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara de Curitiba e a Comissão Especial de Assuntos Metropolitanos, as discussões em torno do ambiente de negócios da cidade têm importância redobrada.
O parlamentar participou, como representante da Câmara, do 1º Seminário de Logística Urbana, promovido pela prefeitura e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e chama atenção para a mesa redonda de debates em torno do tema. Ele também destaca o fator competitivo de Curitiba para atração de novos empreendimentos. “A logística como fator competitivo para atração de novos empreendimentos é uma das estratégias do município para fortalecimento econômico da região (no caso a metropolitana)”, afirma. Cita alguns fatores que contribuem para a situação privilegiada da capital paranaense: proximidade dos portos de Paranaguá, Antonina e outros do País, dois aeroportos, dois portos-secos, um centro de distribuição e malhas viária e ferroviária interligadas às principais rotas de distribuição.
Pólo
Omar Sabbag Filho analisa que Curitiba e região metropolitana “precisam estar fortemente vinculadas às tendências mundiais de desenvolvimento da logística e esta é a razão que levou a prefeitura a desenvolver este seminário com objetivo central de tornar a capital paranaense um pólo de excelência em logística.”
Estrutura
O vereador ressalta Curitiba como a terceira capital brasileira em melhor estrutura e diz que a cidade tem distância adequada aos principais centros econômicos da América Latina. “Tal proximidade entre elementos diretamente envolvidos com o transporte de cargas e a grande aglomeração de empresas de logística ao longo de rodovias que cortam o município, além de ser cidade pólo com grande número de indústrias, enseja a conformação de ambiente favorável à implantação de um pólo logístico por meio de programa de incentivo ao setor”, diz.
Em relação à região metropolitana, Sabbag considera que ainda “está desarticulado o processo, com o desempenho comprometido por falta de estratégias adequadas”. De acordo com o parlamentar, a prefeitura já promoveu esforços respeitáveis para melhorar a infraestrutura, com projetos importantes: Linha Verde, Eixo Metropolitano, o Anel Viário de Curitiba. “Agora, é necessário planejar o desenvolvimento do sistema de logística para a região, por meio de um programa de ocupação incentivada para o segmento.”
O vereador, que teve a iniciativa de criação da Comissão Especial de Assuntos Metropolitanos na Câmara de Curitiba, afirma ainda que existe “a possibilidade de integrar o programa proposto a projetos maiores, tais como a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana. Para tanto, serão necessários estudos que aprofundem informações e balizem decisões quanto à escala e abrangência do programa.”
Debates
Nesta terça e quarta-feiras (16 e 17), Omar Sabbag participou das atividades do seminário no Estação Convention Center. No primeiro dia, os debates foram sobre planificação urbana, mobilidade e impacto na distribuição urbana de produtos, logística da última milha: competitividade empresarial e os desafios da logística urbana, modelos de plataformas logísticas, otimização da distribuição urbana, cadeias de suprimentos sustentáveis, tecnologia da informação e iniciativa para integração da infraestrutura regional sul-americana.
As discussões finais focaram iniciativas estaduais e do governo federal, além de uma mesa redonda sobre ambiente de negócios, políticas públicas voltadas para o setor de logística, discussão e formatação do documento Curitiba-Pólo Logístico.