Vereador vai defender a revitalização do centro

por Assessoria Comunicação publicado 08/10/2004 00h00, última modificação 14/05/2021 11h13

Sugestões para a implantação de um programa de revitalização do centro da cidade deverão ser apresentadas pelo vereador Mario Celso (PSB) ao próximo prefeito de Curitiba. Destacando iniciativas como a da Associação Comercial do Paraná, “Centro Vivo”, que pretende reativar setores do comércio na região central, o vereador defende o resgate do centro a partir de um conjunto de ações que voltem a torná-lo um centro de atração não apenas da população como de turismo.
A exemplo de outras capitais da Europa e América – explica o vereador – Curitiba precisa recuperar seus prédios abandonados, estimular o comércio, especialmente o ligado a atividades de hotelaria, gastronomia e cultura; garantir plenas condições de segurança, melhorar o sistema de iluminação pública, reordenar o trânsito em certas vias, combater a pichação e o vandalismo, entre outras atividades que resgatem o centro como ponto de encontro da população.
Encontro
Mario Celso destaca que aos finais de semana, a partir da tarde de sábado, a região central da cidade fica abandonada. “Em certas horas é possível até jogar bola na Marechal Deodoro, tal a pouca freqüência de nossas ruas centrais. A própria Boca Maldita fica às moscas e, em certas áreas, fica perigoso transitar, face à presença de desocupados e drogados”, acrescenta.
O vereador defende que a área central da cidade deve voltar a ser, como no passado, um ponto de encontro da população e um atrativo para os turistas que vêm a Curitiba. “Temos museus, prédios históricos, praças maravilhosas no centro, que podem integrar um programa de estímulo à cultura e às artes. Não podemos deixar o miolo de Curitiba se transformar, aos finais de semana, quase numa cidade abandonada, onde a própria segurança do cidadão é colocada em risco”, reforça Mario Celso.