Vereador sugere sistema de cooperativa para flanelinhas

por Assessoria Comunicação publicado 23/04/2009 19h05, última modificação 24/06/2021 06h43
Como forma de desonerar a sociedade de contribuição involuntária, o vereador Francisco Garcez (PSDB) adiantou, nesta quinta-feira (23), que está sugerindo a criação do sistema de cooperativa para os guardadores de veículos de Curitiba. A proposta, segundo ele, será debatida durante conferência da categoria, que acontece nesta sexta-feira (24), na Câmara de Curitiba, a partir das 8h30, no Anexo II. O evento é uma iniciativa do vereador Jair Cézar (PSDB), que busca adequar a profissão à lei federal que prevê o cadastramento dos flanelinhas, como são chamados os guardadores de veículos, na Delegacia Regional do Trabalho.
Experiência
Garcez quer aproveitar a experiência de catadores de papel que vêm dando certo em diversas cidades do País e implementar ações do Conselho Comunitário de Segurança do Boqueirão, que ajudam na organização dos guardadores de veículos já há alguns anos. "Queremos buscar solução para este problema que há tempo vem sendo protelado. E ao nosso ver a ideia de se formar  uma cooperativa para abrigar esta categoria seria a melhor forma de colaborarmos", disse  o vereador.
Para o parlamentar, no sistema cooperativista, pela natureza jurídica da organização, os guardadores de veículos poderão fazer convênios com a iniciativa privada e até mesmo com ONGs para viabilizar a remuneração da categoria. "Queremos buscar forma de desonerar a sociedade de mais uma contribuição obrigatória, por isso sugerimos a cooperativa", concluiu.