Vereador sugere pistas preferenciais para ônibus
O vereador Denilson Pires (DEM) sugere que Curitiba estabeleça vias preferenciais para veículos da rede de transporte público, como forma de reduzir os congestionamentos e melhorar a qualidade de vida na cidade. “O grande entrave do trânsito de Curitiba é a diminuição da velocidade média dos veículos, que afeta também os ônibus. Aumentou muito o tempo gasto para ir de um lugar ao outro dentro da cidade. Isto faz com que os ônibus andem lotados, além do estresse que provoca nos motoristas”, afirma o parlamentar.
A ideia é semelhante ao sistema já adotado pelas cidades de São Paulo, Goiânia e Florianópolis, onde os carros são obrigados a dar passagem para os ônibus nas vias preferenciais. “Com ajustes, o nosso sistema de transporte público pode durar mais 15 anos. Isto sem gastar fortunas e intervir drasticamente na cidade. Com as vias preferenciais, o tráfego vai fluir melhor, os motoristas terão melhores condições de trabalho e o custo do transporte pode cair”, relata.
O Legislativo municipal analisa o projeto de lei do parlamentar, que limita a criação das vias preferenciais às rápidas que contenham no mínimo três pistas de deslocamento. A identificação seria feita com faixas amarelas contínuas, placas de sinalização e pinturas na pista. Na via preferencial seria proibido o tráfego de caminhões com peso superior à 23 toneladas. A multa para quem desrespeitasse a novidade está prevista no Código Brasileiro de Trânsito como infração grave, cuja penalidade são cinco pontos na carteira de motorista e multa de 120 Ufirs.
“Temos que valorizar o transporte público em detrimento do individual. É assim que as cidades do mundo estão encarando o tema. Curitiba tem todas as condições de retomar a posição de vanguarda nesta área” diz o vereador. Denilson destaca o papel proeminente da Câmara Municipal no processo, uma vez que deve entrar em operação neste ano uma comissão especial para tratar da melhoria do sistema de transporte público da capital.
A ideia é semelhante ao sistema já adotado pelas cidades de São Paulo, Goiânia e Florianópolis, onde os carros são obrigados a dar passagem para os ônibus nas vias preferenciais. “Com ajustes, o nosso sistema de transporte público pode durar mais 15 anos. Isto sem gastar fortunas e intervir drasticamente na cidade. Com as vias preferenciais, o tráfego vai fluir melhor, os motoristas terão melhores condições de trabalho e o custo do transporte pode cair”, relata.
O Legislativo municipal analisa o projeto de lei do parlamentar, que limita a criação das vias preferenciais às rápidas que contenham no mínimo três pistas de deslocamento. A identificação seria feita com faixas amarelas contínuas, placas de sinalização e pinturas na pista. Na via preferencial seria proibido o tráfego de caminhões com peso superior à 23 toneladas. A multa para quem desrespeitasse a novidade está prevista no Código Brasileiro de Trânsito como infração grave, cuja penalidade são cinco pontos na carteira de motorista e multa de 120 Ufirs.
“Temos que valorizar o transporte público em detrimento do individual. É assim que as cidades do mundo estão encarando o tema. Curitiba tem todas as condições de retomar a posição de vanguarda nesta área” diz o vereador. Denilson destaca o papel proeminente da Câmara Municipal no processo, uma vez que deve entrar em operação neste ano uma comissão especial para tratar da melhoria do sistema de transporte público da capital.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba