Vereador sugere pistas preferenciais para ônibus

por Assessoria Comunicação publicado 18/01/2011 15h35, última modificação 05/08/2021 10h52
O vereador Denilson Pires (DEM) sugere que Curitiba estabeleça vias preferenciais para veículos da rede de transporte público, como forma de reduzir os congestionamentos e melhorar a qualidade de vida na cidade. “O grande entrave do trânsito de Curitiba é a diminuição da velocidade média dos veículos, que afeta também os ônibus. Aumentou muito o tempo gasto para ir de um lugar ao outro dentro da cidade. Isto faz com que os ônibus andem lotados, além do estresse que provoca nos motoristas”, afirma o parlamentar.
A ideia é semelhante ao sistema já adotado pelas cidades de São Paulo, Goiânia e Florianópolis, onde os carros são obrigados a dar passagem para os ônibus nas vias preferenciais. “Com ajustes, o nosso sistema de transporte público pode durar mais 15 anos. Isto sem gastar fortunas e intervir drasticamente na cidade. Com as vias preferenciais, o tráfego vai fluir melhor, os motoristas terão melhores condições de trabalho e o custo do transporte pode cair”, relata.
O Legislativo municipal analisa o projeto de lei do parlamentar, que limita a criação das vias preferenciais às rápidas que contenham no mínimo três pistas de deslocamento. A identificação seria feita com faixas amarelas contínuas, placas de sinalização e pinturas na pista. Na via preferencial seria proibido o tráfego de caminhões com peso superior à 23 toneladas. A multa para quem desrespeitasse a novidade está prevista no Código Brasileiro de Trânsito como infração grave, cuja penalidade são cinco pontos na carteira de motorista e multa de 120 Ufirs.
“Temos que valorizar o transporte público em detrimento do individual. É assim que as cidades do mundo estão encarando o tema. Curitiba tem todas as condições de retomar a posição de vanguarda nesta área” diz o vereador. Denilson destaca o papel proeminente da Câmara Municipal no processo, uma vez que deve entrar em operação neste ano uma comissão especial para tratar da melhoria do sistema de transporte público da capital.