Vereador sugere ensino afro na rede pública
Tramita nas comissões permanentes da Câmara de Curitiba projeto de lei autorizatório do vereador Jorge Bernardi (PDT) que visa inserir nos currículos da educação infantil e do ensino fundamental e médio das escolas da rede pública municipal a temática “história e cultura afro-brasileira”, conforme determina a legislação federal.
Bernardi salienta que sua iniciativa autoriza o Poder Executivo, através da Secretaria da Educação, a elaborar projeto para definir a inclusão do ensino afro-brasileiro de forma obrigatória na rede municipal, respaldada em lei federal que determina a matéria no ensino público, em todo o território nacional. Em Curitiba, os afro-descendentes representam 17,40% da população, segundo o IBGE.
Cultura
Em sua justificativa, Bernardi diz que “a miscigenação racial do povo brasileiro é fruto dos costumes, danças, lendas, culinária e festas, entre outras manifestações culturais dos afro-brasileiros, muito a ver com os africanos, que, ao chegarem no Brasil, trouxeram vasta sabedoria da culinária nativa, hoje presente na mesa dos brasileiros, a exemplo da feijoada e do azeite de dendê”.
O vereador diz, ainda, que “as culturas humanas são diversas e não se constituem de forma isolada e sim vinculadas ao processo da existência do homem e de formação das sociedades, interdependentes ao desenvolvimento dinâmico de formações sociais, expressando referenciais de valores e comportamentos e produzindo a identidade cultural do grupo social, daí a importância da temática afro-brasileira nas escolas”.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba