Vereador sugere delegacia para pessoas com deficiência
Depois da criação de órgãos em Curitiba e no Paraná para atender os direitos das pessoas com deficiência, o vereador Zé Maria (SD) propõe a criação da Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência (DPPD). Na Câmara de Curitiba, ele preside a Comissão Permanente de Acessibilidade, colegiado criado para tratar das questões que envolvem a promoção dos direitos da pessoa com deficiência.
“Precisamos de um órgão que tenha completa acessibilidade para pessoas com qualquer tipo de deficiência, que seja formado por uma equipe multidisciplinar de profissionais interpretes de linguagens de sinais e de braile, psicólogo e assistente social e que desenvolva um trabalho humano", defendeu o vereador.
A DPPD terá condições de realizar um trabalho diferenciado aos casos mais comuns registrados de ameaça, furto, lesão corporal, maus tratos e injúria qualificada por preconceito, entre outros delitos. A delegacia também geraria informações precisas sobre os casos de violência, que ajudam a melhorar a política de proteção aos deficientes. O parlamentar vai recorrer ao governo do Estado e à Secretaria de Segurança Pública do Paraná para que a administração estadual encampe esta reivindicação.
“Nosso papel é propiciar condições para a utilização de ferramentas de comunicação específicas para as pessoas com deficiência, além de um lugar adaptado para recebê-las. Isso fará com que elas se sintam acolhidas e passem a denunciar crimes dos quais forem vítimas ou testemunhas", afirmou.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba