Vereador sugere criação da Avenida dos Eventos

por Assessoria Comunicação publicado 23/03/2010 20h05, última modificação 29/06/2021 07h52
A mudança de local de todos os eventos públicos realizados no Centro Cívico voltou a ser defendida pelo vereador Jair Cézar (PSDB) na tarde desta terça-feira (23), na Câmara de Curitiba. O parlamentar leu uma carta enviada ao prefeito Beto Richa solicitando a realocação dos eventos, onde está anexado abaixo-assinado dos moradores da região. “As grandes vítimas são os residentes nos prédios e casas próximas. Eles precisam conviver com grande barulho dia e noite, não tendo o sossego necessário para o descanso e convívio com a família”, disse. Jair Cézar lembrou que as mesmas razões contribuíram para que esses eventos saíssem da XV de Novembro e fossem para a Marechal Deodoro por alguns anos e de lá para o Centro Cívico.
A utilização de alto-falantes e outros equipamentos de som foi a principal causa apontada pelo vereador para a mudança agora reivindicada, além do transtorno no  trânsito. “Durante a Semana da Pátria, as vias públicas têm o trânsito de veículos alterado. No Carnaval, a situação se agrava ainda mais”, esclareceu, alertando que, nestes dias, o trajeto do ônibus muda e muitas pessoas ficam perdidas e acabam sendo ainda mais prejudicadas.
Na carta, Jair Cézar apresenta uma sugestão: a criação da Avenida dos Eventos. Segundo o vereador, existe uma área sem uso da extinta Rede Ferroviária Federal medindo 70 X 600  metros  que poderia ser utilizada para implantação de arquibancadas, pista para desfiles militares e carnavalescos com local  para bandas, assim como a construção de hotel para pernoite de motoristas e abrigo para ônibus de turismo. Nessa área poderiam ser realizados, além de grandes eventos, como o Carnaval, cultos religiosos e shows musicais, comemorações populares, festas juninas, quermesses, escolas de arte e exposições de artesanato.
Para Jair Cézar, com a implantação da Avenida dos Eventos, Curitiba reduziria os transtornos no trânsito, já que o local tem proximidade com a Rodoferroviária, ônibus biarticulados na avenida Affonso Camargo e rotas de ligação com a Linha Verde, além do metrô, que deverá no futuro circular também pelo entorno. “A criação da avenida solucionará o problema existente hoje no Centro Cívico e, ao mesmo tempo, oferecerá à cidade uma grande área para eventos ”, finalizou Jair Cézar.