Vereador sugere campanha para orientar sobre o voto
Os resultados da pesquisa Ibope divulgada na semana passada, que mostram que 9% dos eleitores brasileiros receberam oferta de dinheiro ou de algum bem material em troca de voto, nas últimas eleições, foram lamentados pelo líder do prefeito na Câmara Municipal de Curitiba, Mario Celso Cunha (PSB). Embora o País tenha avançado no regime democrático, o sistema eleitoral ainda apresenta falhas e o eleitor precisa ser ainda melhor esclarecido sobre a importância do ato de votar, disse o vereador.
A pesquisa, realizada entre 10 e 15 de fevereiro, envolvendo 143 municípios, incluindo Curitiba e região, mostrou que na região sul o índice de eleitores que disseram ter recebido oferta de compra de voto foi o maior do País: 12%. O percentual preocupa, já que o eleitor de nossa região é mais esclarecido e, teoricamente, deveria estar mais imune a este tipo de pressão eleitoral, acrescentou.
O Ibope também mostrou que, na região sul, 6% dos eleitores falaram em troca de serviços públicos por promessa de voto e que os eleitores entre 16 e 14 anos foram mais suscetíveis a aceitar as ofertas dos candidatos.
Para Mario Celso, uma das sugestões para esclarecer ao eleitor seria uma campanha da justiça eleitoral pelos meios de comunicação no período que precede à eleição.
No pleito passado, o Tribunal Superior Eleitoral fez alguns comunicados sobre a importância do voto, mas apenas alguns meses antes da eleição. Seria importante uma campanha antecipada, envolvendo todos os segmentos representativos da sociedade, que alertasse ao eleitor a respeito do quanto é importante o ato de votar e qual a conseqüência de se votar mal, em troca de favores. Acredito que sindicatos, entidades de classe, igreja e o próprio Legislativo poderiam se integrar a uma grande campanha de esclarecimento ao eleitor. Todos e, em especial, a democracia, ganhariam com isso, completa o vereador.
A pesquisa, realizada entre 10 e 15 de fevereiro, envolvendo 143 municípios, incluindo Curitiba e região, mostrou que na região sul o índice de eleitores que disseram ter recebido oferta de compra de voto foi o maior do País: 12%. O percentual preocupa, já que o eleitor de nossa região é mais esclarecido e, teoricamente, deveria estar mais imune a este tipo de pressão eleitoral, acrescentou.
O Ibope também mostrou que, na região sul, 6% dos eleitores falaram em troca de serviços públicos por promessa de voto e que os eleitores entre 16 e 14 anos foram mais suscetíveis a aceitar as ofertas dos candidatos.
Para Mario Celso, uma das sugestões para esclarecer ao eleitor seria uma campanha da justiça eleitoral pelos meios de comunicação no período que precede à eleição.
No pleito passado, o Tribunal Superior Eleitoral fez alguns comunicados sobre a importância do voto, mas apenas alguns meses antes da eleição. Seria importante uma campanha antecipada, envolvendo todos os segmentos representativos da sociedade, que alertasse ao eleitor a respeito do quanto é importante o ato de votar e qual a conseqüência de se votar mal, em troca de favores. Acredito que sindicatos, entidades de classe, igreja e o próprio Legislativo poderiam se integrar a uma grande campanha de esclarecimento ao eleitor. Todos e, em especial, a democracia, ganhariam com isso, completa o vereador.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba