Vereador sugere ampliar expediente nas creches

por Assessoria Comunicação publicado 18/05/2006 16h55, última modificação 09/06/2021 10h38
O líder do PRTB, vereador Custódio da Silva propõe o aumento do expediente nas creches da rede municipal. A proposta do parlamentar é estender o horário de funcionamento das unidades em dois turnos de igual período das 7h às 19h. Os turnos, portanto, seriam de seis horas.
Ao justificar sua iniciativa, Custódio argumenta que, segundo dados do Conselho Tutelar de Curitiba, mais de 50% das mães trabalhadoras que procuram o órgão público são chefes de família que trabalham para o sustento e manutenção dos filhos e do lar. "Geralmente o fazem com extensa carga horária, levando-se em conta o deslocamento do lar e a entrada em serviço e retorno, perfazendo em média, 12 horas. Saem de casa por volta das 7h, retornando ao lar, por volta das 19h. Isto porque moram, quase sempre, em bairros distantes do local de trabalho".
Por enquanto, conforme explica o parlamentar, "as creches que têm a função de atender as necessidades destas mães funcionam das 7h às 18h. Ocorre, muitas vezes, por causa desse lapso temporal, que as crianças são lançadas à própria sorte ou a mãe depende da ajuda de terceiros que nem sempre e na maioria dos casos, acontece".  
Atendimento
"Na realidade, cada educador tem capacidade para atender seis crianças de berçário e até dez do jardim da infância. Contudo, o que se verifica hoje, é que esses números são maiores. A jornada de funcionamento das creches de 12 horas, elevada, apenas em uma hora, à atual, e dividida em dois turnos de seis horas cada, sem prejuízos no vencimento dos educadores, atenderia os anseios imediatos da coletividade, trazendo, inclusive, melhorias na qualidade de vida de todos.