Vereador sugere alteração no trânsito
Aproveitando a determinação da Prefeitura de Curitiba de eliminar gradualmente em toda a cidade as conversões à esquerda, o vereador Jairo Marcelino (PDT), sugere a implantação de um semáforo de três tempos no cruzamento da Avenida Sete de Setembro com Rua Mariano Torres. “O local de conversão à esquerda da Sete de Setembro, sentido centro-bairro, com Mariano Torres, é um dos mais perigosos no trânsito da área central”, justifica o parlamentar. Quando o semáforo abre nos dois sentidos da Sete de Setembro torna-se difícil não tumultuar o tráfego, pois os veículos que pretendem fazer a conversão à esquerda provocam congestionamento, atrapalhando, inclusive, as saídas de embarque e desembarque do ônibus Ligeirinho que tem parada próxima ao cruzamento.
Com um semáforo de três tempos, Marcelino acredita que o problema pode ser resolvido. “Quando o semáforo abrir para os veículos que estão na Sete de Setembro, sentido centro/bairro, o mecanismo fechará para os veículos da Mariano Torres, com sentido único, facilitando o tráfego”, diz o vereador numa primeira sugestão. O parlamentar oferece outra forma de regularizar o tráfego geral, com o semáforo abrindo somente para os veículos que estiverem na Mariano Torres, fechando para os da Sete de Setembro em ambos os sentidos. E, ainda, mais uma alternativa, com o semáforo abrindo para os veículos da Sete de Setembro sentido bairro/centro e fechando para os veículos no outro sentido, juntamente com a Mariano Torres. Seja qual forem as opções acatadas pela diretoria de trânsito, Marcelino solicita uma providência imediata para solucionar o problema de alto risco de acidentes e congestionamentos diários.
As expectativas do terceiro secretário da Câmara estão baseadas nas declarações da gerente de engenharia de trânsito da Diretran. Rosângela Battistella afirma que a conversão à esquerda não é recomendada em vias de mão dupla onde há grande fluxo de veículos, o que gera conflito entre motoristas que circulam nos vários sentidos de cruzamento e os pedestres que cruzam as pistas em todas as direções. Capitais como São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte já adotaram o sistema de excluir as conversões à esquerda. Quem tem que virar à esquerda precisa dividir a atenção entre o fluxo da pista contrária e os veículos que vêm atrás com motoristas interessados em seguir reto.
Mesmo considerando que em alguns locais da cidade é tecnicamente difícil eliminar a conversão à esquerda, Jairo Marcelino pede um estudo da situação da Sete de Setembro, esquina com Mariano Torres. “O semáforo poderia ser uma alternativa viável prioritariamente para evitar os problemas diários enfrentados pelos motoristas”, concluiu.
Com um semáforo de três tempos, Marcelino acredita que o problema pode ser resolvido. “Quando o semáforo abrir para os veículos que estão na Sete de Setembro, sentido centro/bairro, o mecanismo fechará para os veículos da Mariano Torres, com sentido único, facilitando o tráfego”, diz o vereador numa primeira sugestão. O parlamentar oferece outra forma de regularizar o tráfego geral, com o semáforo abrindo somente para os veículos que estiverem na Mariano Torres, fechando para os da Sete de Setembro em ambos os sentidos. E, ainda, mais uma alternativa, com o semáforo abrindo para os veículos da Sete de Setembro sentido bairro/centro e fechando para os veículos no outro sentido, juntamente com a Mariano Torres. Seja qual forem as opções acatadas pela diretoria de trânsito, Marcelino solicita uma providência imediata para solucionar o problema de alto risco de acidentes e congestionamentos diários.
As expectativas do terceiro secretário da Câmara estão baseadas nas declarações da gerente de engenharia de trânsito da Diretran. Rosângela Battistella afirma que a conversão à esquerda não é recomendada em vias de mão dupla onde há grande fluxo de veículos, o que gera conflito entre motoristas que circulam nos vários sentidos de cruzamento e os pedestres que cruzam as pistas em todas as direções. Capitais como São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte já adotaram o sistema de excluir as conversões à esquerda. Quem tem que virar à esquerda precisa dividir a atenção entre o fluxo da pista contrária e os veículos que vêm atrás com motoristas interessados em seguir reto.
Mesmo considerando que em alguns locais da cidade é tecnicamente difícil eliminar a conversão à esquerda, Jairo Marcelino pede um estudo da situação da Sete de Setembro, esquina com Mariano Torres. “O semáforo poderia ser uma alternativa viável prioritariamente para evitar os problemas diários enfrentados pelos motoristas”, concluiu.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba