Vereador recebe resposta sobre procedimentos

por Assessoria Comunicação publicado 19/06/2012 18h25, última modificação 02/09/2021 09h12
Em requerimento aprovado pelo plenário da Câmara de Curitiba, na  última semana, o vereador Pedro Paulo (PT) indagou sobre o tipo de procedimento adotado pela Mesa Executiva em relação à Lei de Acesso à Informação. Na tribuna, o parlamentar informou sua intenção de “ter um esclarecimentos, em função da nova norma federal, sobre a apreciação de requerimentos de pedido de informações oficiais”.
Em resposta, a Casa explicou a diferenciação entre os documentos. No caso da Lei de Acesso à Informação, “o foco é o cidadão, sendo um mecanismo de contato direto da população com o poder público”. As respostas a serem prestadas com base nesta norma devem ser ágeis, objetivas, claras e de linguagem simples. Por sua vez, os pedidos de informações oficiais caracterizam-se como procedimentos institucionais, com possibilidade de resposta mais complexa e técnica. “São, portanto, formatos diferenciados, que, por vezes, visam o mesmo denominador comum”, esclarece o ofício.
Pedro Paulo havia argumentado, na tribuna do plenário, que “anteriormente à legislação federal em vigor, os pedidos de informações oficiais  eram  discutidos e votados  pelo plenário”. De acordo com a resposta,  o sistema irá prevalecer, em função da diferenciação  entre os documentos.
O ofício também esclarece que a Casa criou o Serviço de Informações ao Cidadão, em funcionamento junto ao protocolo, que recebe os pedidos de  informações feitos pela comunidade e que “está em regular respeito para com os vários ditames legais”.