Vereador quer tempo de espera menor em filas
Substitutivo geral apresentado pelo vereador Jorge Bernardi, líder do PDT, determina que clientes permaneçam na fila de estabelecimentos comerciais por no máximo 15 minutos em dias normais e 20 minutos em vésperas de feriados (005.00096.2013). Segundo o parlamentar, a maior queixa dos consumidores refere-se às filas nos supermercados.
Essa iniciativa é uma correção em outro projeto, também de Bernardi, que já tramitava na Câmara de Curitiba. O texto original estipulava períodos de espera maiores, reduzidos neste substitutivo geral. Para Bernardi, há ingerência dos gestores do comércio curitibano. “Por causa do tempo perdido, o trabalhador é privado do conforto do lar ou até mesmo produzir melhor. A cidade inteira sai perdendo como um todo, uma vez que não há gestão de tempo, elemento fundamental para a produção de riquezas”, completa.
O não cumprimento da lei sujeita o infrator à multa de R$ 1 mil, dobrada em caso de reincidência. Pode acarretar ainda a suspensão do alvará durante 30 dias, caso seja descumprido o disposto na lei. O projeto passa ainda pela Comissão de Legislação, Redação e Justiça para apreciação, podendo ser arquivada pelo referido colegiado ou retirada pelo autor, antes de ser enviada à plenário.
Estacionamentos
Bernardi também encaminhou requerimento à prefeitura de Curitiba, solicitando a proibição de estacionamento na rua Euclides Bandeira, entre as ruas Lizímaco Ferreira da Costa e a junção das ruas Jaci Loureiro de Campos com Ernani Santiago de Oliveira, no Centro Cívico (044.04207.2013).
Segundo justificativa, a via não apresenta largura suficiente para suportar o fluxo normal de veículos e estacionamento ao mesmo tempo, já que a rua possui apenas quatro metros de largura. Somado a isso, a via é designada como ciclovia, o que gera disputa pelo espaço, oferecendo riscos aos pedestres, motoristas e ciclistas.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba