Vereador quer serviços de saúde em igrejas

por Assessoria Comunicação publicado 16/09/2004 00h00, última modificação 14/05/2021 09h46

A Secretaria Municipal da Saúde poderá ceder dentistas e médicos às igrejas e paróquias da cidade. O projeto, de autoria do vereador José Roberto Sandoval, está em análise pelo Departamento Jurídico da Câmara Municipal. O objetivo da proposta é poder aumentar para as pessoas carentes as condições de acesso à saúde e programas educativos em seus bairros ou comunidades, por mais longínquas que sejam. “As igrejas e paróquias possuem grande influência nas mais diversas classes de nossa sociedade e seria justo que pudessem colaborar com trabalhos de cunho médico”, diz o parlamentar, lembrando que o atendimento será para a comunidade, não apenas aos fiéis.
Sandoval reconhece o trabalho da Saúde, mas lembra que os postos apresentam grande volume de atendimento. “Nossa idéia é tirar um dia de atendimento preventivo e realização de consultas de pequeno porte nas igrejas e paróquias. Esta seria uma forma de desafogar as unidades de saúde”, analisa.
Serviços
Segundo o vereador, a medida não será obrigatória. A Saúde deve ser comunicada pela instituição, solicitando o serviço dos profissionais. O agendamento e liberação dos médicos e dentistas ficará a cargo do órgão público. Também será permitida às paróquias e igrejas a orientação religiosa aos pacientes que utilizarem os serviços.
Sandoval enfatiza, porém, que não caberá às congregações ou paróquias usufruírem do serviço mais que duas vezes durante o decorrer de cada ano na mesma comunidade.