Vereador quer restringir a circulação de veículos

por Assessoria Comunicação publicado 03/07/2007 18h15, última modificação 17/06/2021 06h47

O vereador Custódio da Silva (sem partido) está propondo a restrição à circulação de veículos automotores. A idéia do parlamentar, transformada em projeto apresentado na Câmara de Curitiba, é incentivar a preservação do meio ambiente e melhorar o trânsito na cidade. A circulação dos veículos, na sua proposta, seria restrita conforme o dígito final da placa de licenciamento e os dias da semana.
A sugestão de Custódio é que na segunda-feira deixem de circular os carros com placas final 1 e 2; na terça, 3 e 4; na quarta, 5 e 6; na quinta, 7 e 8, e na sexta, 9 e 0. A medida, se aprovada no plenário da Câmara e sancionada pelo prefeito, valerá a todos os veículos, independente da localidade de seu licenciamento. Ficarão de fora somente o transporte coletivo e escolar, lotação, motocicletas e similares, táxis, guinchos, veículos usados em serviços essenciais e de emergência.
Menos estresse
"Curitiba tem a terceira maior frota do País, cerca de um milhão de veículos. segundo o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran)", afirma Custódio. O parlamentar explica que o crescimento da frota tem superado o desenvolvimento populacional nos últimos anos. Enquanto o número de habitantes aumentou 1,7% no ano passado, o total de veículos saltou 6,2%, média de 1,8% curitibano para cada meio de transporte motorizado da cidade, superando inclusive as marcas de São Paulo e Rio de Janeiro. "O principal reflexo desse "progresso" é o congestionamentos, cada vez mais freqüente", diz.
"O programa vai conscientizar os motoristas para o uso adequado e racional dos automóveis. Com a utilização de novos métodos de deslocamentos, como ônibus ou a carona solidária, vai aumentar a qualidade de vida na cidade e o trânsito ficará mais livre e menos estressante", conclui o vereador.