Vereador quer prioridade em atendimento médico a idosos

por Assessoria Comunicação publicado 27/09/2013 09h10, última modificação 20/09/2021 08h28

O vereador Dirceu Moreira (PSL) apresentou, na Câmara de Curitiba, projeto de lei que determina prioridade no atendimento de pessoas idosas em hospitais públicos, particulares, postos de saúde e demais unidades médicas (005.00282.2013).     Conforme proposição, já existem medidas idênticas em outros órgãos, como agências bancárias, garantindo prioridade, bom atendimento, bem-estar e conforto à pessoa idosa.

“É incontestável o valor da pessoa idosa, face à contribuição dos serviços por eles prestados ao longo de sua existência. Assim, torna-se inconcebível que o idoso não tenha tratamento prioritário, naquilo que lhe é mais caro, e geralmente mais frágil, que é a sua saúde”, defende moreira.

Alimentação específica

Dirceu Moreira propõe também que hotéis, pensões, motéis, flats ou similares incluam, no café da manhã oferecido aos hóspedes, alimento adequado ao consumo pelos portadores de diabetes (005.00405.2013).

Segundo texto, os hotéis deverão oferecer, sem custo adicional ao hóspede, bebidas não adoçadas, especialmente café com leite, adoçantes sem sacarose e, no mínimo, um tipo de pão diet e dois tipos de frutas.

“O projeto não prejudica a iniciativa privada, pois é de fácil e barata implantação. Sua adoção importará em benefício não só dos diabéticos, mas de todos aqueles que desejam perder peso e consumir produtos mais saudáveis, sobretudo pães pouco calóricos e muitas frutas. O nosso país, por ter um clima tropical e sua rica vegetação, é um grande produtor de milhares de tipos de frutas, a maior parte delas baratas e nutritivas, devendo seu consumo ser estimulado como medida de saúde pública”, explica Moreira.