Vereador quer placa contra vandalismo em ônibus

por Assessoria Comunicação publicado 17/06/2010 16h25, última modificação 30/06/2021 08h01
“Vandalismo, invasão, gratuidade e assaltos compõem o preço da tarifa”. É este tipo de mensagem que o vereador Denilson Pires (DEM) está propondo para ser visualizada em ônibus do transporte coletivo em Curitiba. Projeto de lei do parlamentar prevê a colocação de placas ou cartazes informativos nestes veículos, para que conscientizem as pessoas da necessidade de se conservar os ônibus. Nos veículos com áudio seriam inseridas mensagens na programação. As denúncias sobre este tipo de delito devem ser feitas para o número 156 da prefeitura e, em casos mais graves com assaltos, no 190 da polícia.
"Alertar sobre os vários aspectos que contribuem no preço final da tarifa de transporte é fundamental na conscientização dos usuários do sistema, até mesmo para que denunciem qualquer irregularidade que venham a presenciar", defende o parlamentar. Ele acredita que a divulgação de que o vandalismo e a invasão dos ônibus incide diretamente no preço da tarifa chamaria a atenção dos passageiros para a importância de se conservar o patrimônio público e de denunciar qualquer tipo de ação como estas.   
Campanha
Segundo Denilson, em 2006 a prefeitura lançou uma campanha contra o vandalismo, que culminou com um grande aumento do número de denúncias contra estes delitos. Com as placas, a campanha teria caráter permanente.