Vereador quer normas para redes de gás
Está em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba projeto de lei de autoria do segundo secretário da Casa, vereador Celso Torquato (PMDB), que disciplina a liberação de licença para a instalação permanente de gás combustível proveniente da rede pública nas edificações residenciais, comerciais e industriais. A proposta prevê como será feita a implantação das tubulações permanentes de gás, natural ou liquefeito, que deverá obedecer as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e ser executada por profissional habilitado pelo Conselho Regional de Engenharia (Crea).
O documento determina que a licença para a construção de edificações que serão servidas de gás combustível da rede pública de distribuição deverá ser concedida somente após a aprovação do projeto de instalação pela Secretaria Municipal de Urbanismo e pelo Corpo de Bombeiros.
Segundo o parlamentar, sua preocupação é em relação à segurança das ligações da rede de distribuição do gás nas edificações e daí a necessidade de se estabelecer normas legais para sua aprovação pelos órgãos competentes. Temos que nos modernizar sem deixar de lado a questão da segurança dos munícipes, afirma Torquato.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba