Vereador quer mudar lei sobre ruído urbano
“Existem muitas famílias, cujos responsáveis obtêm o sustento com as atividades de locução para eventos e para o comércio.” A análise é do vereador Sérgio Ribeiro (PV) ao comentar projeto de sua autoria que altera a lei que dispõe sobre ruídos urbanos, bem-estar e do sossego público.
A proposta, em tramitação na Câmara de Curitiba, objetiva dar maior flexibilidade aos locutores de loja, externos e internos, estabelecendo regulamentação própria.
Segundo o parlamentar, com o delimitador de 65 decibéis, estipulado pela lei em vigor, a atividade fica prejudicada, pois o objetivo principal, que é a promoção de produtos e serviços para o público, não é atingido com esse volume de som. “Os locutores que anunciam a promoção têm o mercado de trabalho reduzido, em decorrência do receio dos comerciantes que os contratam ser multados”, justifica Ribeiro.
O vereador explica que com a alteração pode-se atender a reivindicação da classe representada pela Associação Nacional dos Locutores e Apresentadores de Eventos e Comércio, e de comerciantes, que encontram nessa maneira de divulgar as promoções dos seus produtos, uma forma de fazê-los chegar até o seu público alvo.
A proposta, em tramitação na Câmara de Curitiba, objetiva dar maior flexibilidade aos locutores de loja, externos e internos, estabelecendo regulamentação própria.
Segundo o parlamentar, com o delimitador de 65 decibéis, estipulado pela lei em vigor, a atividade fica prejudicada, pois o objetivo principal, que é a promoção de produtos e serviços para o público, não é atingido com esse volume de som. “Os locutores que anunciam a promoção têm o mercado de trabalho reduzido, em decorrência do receio dos comerciantes que os contratam ser multados”, justifica Ribeiro.
O vereador explica que com a alteração pode-se atender a reivindicação da classe representada pela Associação Nacional dos Locutores e Apresentadores de Eventos e Comércio, e de comerciantes, que encontram nessa maneira de divulgar as promoções dos seus produtos, uma forma de fazê-los chegar até o seu público alvo.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba