Vereador quer Lei do Silêncio para composições férreas
O uso indiscriminado do apito ou buzina de composições férreas nos cruzamentos de ruas de Curitiba poderá ser proibido. É o que determina projeto de lei em tramitação na Câmara de Curitiba. A proposta é de autoria do vereador Jair Cézar (PTB) e objetiva coibir o barulho que as composições fazem ao cruzar a cidade, em diferentes horários, quer no período diurno ou noturno.
A população tem direito ao descanso, silêncio e tranqüilidade, afirma o parlamentar. A Lei do Silêncio foi promulgada para todos, inclusive às empresas que utilizam o transporte por via férrea, justifica Cézar.
De acordo com a proposta, o condutor deve usar o mínimo possível esse instrumento de sinalização e as ruas, o maior número de avisos dos cruzamentos. Também passa a ser obrigatório, conforme o documento, o uso de sinalização sonora nos cruzamentos, que deverá cessar tão logo a máquina ultrapasse a via.
A implantação dos instrumentos de sinalização deverá ser feita pela empresa que explora o serviço, sem ônus para os usuários ou para o município.
Punição
No caso de descumprimento das normas, serão aplicadas as sanções previstas na Lei Municipal do Silêncio (Nº 10.625), desde notificação, multa até interdição.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba