Vereador quer facilitar coleta de lixo nas escolas

por Assessoria Comunicação publicado 03/09/2004 00h00, última modificação 14/05/2021 09h19

Projeto de lei que dispõe sobre a instalação de lixeiras seletivas nas escolas públicas municipais está em análise pela Comissão de Legislação Justiça e Redação da Câmara de Curitiba. A proposta, de autoria do vereador Pedro Paulo, prevê que a Prefeitura deverá instalar, gradativamente, nos estabelecimentos de ensino lixeiras para receber os detritos, como plásticos, vidros, papéis, metais e outros materiais, separadamente.
Segundo o parlamentar, muitas escolas já desenvolvem um trabalho em várias disciplinas na perspectiva de criar uma cultura e motivar os estudantes a separar o lixo. A prefeitura, afirma Pedro Paulo, também já tomou várias iniciativas, através de campanhas, enfatizando a importância da separação do lixo, mas faltam lixeiras próprias para que o material possa ser separado nestes locais. “Com a medida, ganha o poder público, que diminui o volume do lixo comum/doméstico, e os munícipes, que aprendem e passam a exercer a cidadania”, justifica o vereador.
Comissão
O documento determina, ainda, que cada escola criará, conforme o projeto, uma comissão responsável pela viabilização da destinação dos produtos da coleta. A direção dos estabelecimentos deve enumerar as necessidades das unidades e estabelecer as prioridades para a aplicação dos recursos auferidos com a venda do material reciclável recolhido, de acordo com o projeto político pedagógico.