Vereador quer evitar acidentes com árvores

por Assessoria Comunicação publicado 22/11/2006 12h05, última modificação 14/06/2021 10h06

Os últimos acontecimentos que assustaram a população, no final de semana, com as chuvas torrenciais que derrubaram inúmeras árvores, levantaram a questão da poda preventiva na Câmara de Curitiba. O terceiro secretário, Jairo Marcelino (PDT), comentou, na tribuna do Legislativo, sobre a urgente necessidade de prevenir outros acidentes trágicos como os que ocorreram no sábado (18).
"Temos conhecimento que o departamento apropriado da Secretaria Municipal do Meio Ambiente mantém sob controle a poda de árvores na cidade. Contudo, sugerimos que, em razão do perigo de acidentes graves, seja feita uma revisão geral no estado das árvores". Marcelino quer, principalmente, que sejam verificadas as árvores mais antigas e com maior número de galhos. Curitiba tem hoje mais de 300 mil árvores das mais diferentes espécies. Mesmo considerando a importância da arborização para a manutenção da qualidade de vida da população, o terceiro secretário sugere agilidade nos laudos técnicos que embasam as podas ou retiradas de árvores. "Temos que considerar que as transformações climáticas ensejam alerta sobre a questão. Não podemos prescindir da segurança da população, arriscando novos acontecimentos, como o de sábado, em que uma vida humana foi ceifada", afirmou Marcelino, esclarecendo, entretanto, que "não há culpados neste caso. Foi uma fatalidade, porém são necessárias providências".

Raízes
A preocupação de Marcelino atinge também a qualidade das raízes das árvores. O parlamentar destaca as frondosas, cujas raízes muitas vezes são danificadas, retiradas em parte pela própria população, sem conhecimento técnico ambiental, além das que invadem áreas públicas, como ruas, causando apreensão pela destruição do calçamento ou pavimentação. Para esses casos, o terceiro secretário pede agilidade no serviço de laudo e manutenção, para evitar acidentes.