Vereador quer evitar a evasão das universidades

por Assessoria Comunicação publicado 05/09/2006 18h30, última modificação 11/06/2021 08h16
O vereador André Passos, formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), defende a discussão mais profunda nas formas de garantir a permanência dos estudantes no ensino universitário. “Além do acesso ampliado, não podemos esquecer da outra ponta do problema. A maioria dos alunos desiste de cursar uma faculdade pelas dificuldades em se manter nela”, analisa.
André Passos, que nesta semana esteve conversando com os estudantes da Federal,  tem conhecimento de programas que ofertam bolsas de apoio que, além de inserir o estudante nos projetos de ensino, pesquisa e extensão, oferecem subsídio para auxiliar na continuidade dos estudos. Também o Restaurante Universitário, que oferece alimentação de qualidade aos alunos por preço acessível e atendimento médico gratuito aos universitários. Apesar dessas facilidades, há estudantes deixando a universidade por enfrentar outros tipos de dificuldades. E é esse quadro que o parlamentar quer reverter.
Palestra
André Passos comentou, ainda, na Câmara de Curitiba, que nesta semana deu palestra aos estudantes de Medicina da UFPR. O parlamentar explicou que 15% da renda total do município deve ser destinada à área da saúde. Porém, em cidades pequenas que não possuem orçamento compatível, o SUS – Sistema Único de Saúde, mantido pelo governo federal, responde pelo investimento.
Falou, ainda, da Lei de Diretrizes Orçamentárias, destacando “a importância da participação da sociedade civil na Câmara e Prefeitura. “Quanto mais uma categoria profissional estiver unida e organizada, mais pode fazer para que suas reivindicações sejam contempladas, desde que sejam para benefício coletivo,” explicou.