Vereador quer escolas combatendo o fumo

por Assessoria Comunicação publicado 14/06/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 15h35

O líder do PSB na Câmara Municipal de Curitiba, Mario Celso Cunha, lamentou ontem que apesar de todos os esforços que o poder público e a sociedade vêm realizando através de leis e campanhas, Curitiba ainda ostente a segunda posição entre as capitais com maior número de fumantes. Segundo a pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional do Câncer entre 12 capitais brasileiras, Curitiba tem 21,5% da população como usuária do cigarro, perdendo apenas para Porto Alegre por pequena diferença percentual.
O vereador lembrou que centenas de ações foram realizadas visando reduzir o hábito de fumar, incluindo leis aprovadas pela Câmara Municipal e um trabalho intenso da Secretaria Municipal da Saúde, “mas infelizmente ainda há um caminho muito longo a percorrer, especialmente no campo da educação e da conscientização, para que os curitibanos mudem este hábito que gera vários problemas de saúde e pode levar à morte”.
Assustam
Segundo Mario Celso, os dados da pesquisa do INCA chegam a assustar quando se referem a Curitiba. Apontam, por exemplo, que 80% dos jovens que fumam começaram no tabagismo antes dos 13 anos. Também que mais meninas experimentam cigarros em relação aos meninos e que um índice superior a 80% não encontra obstáculos em adquirir cigarros em qualquer lugar, o que demonstra um descumprimento da legislação.
O líder sugere que, além dos setores da saúde, também a área da educação passe a atuar no combate ao fumo. “Precisamos levar às escolas, cada vez mais, informações sobre as conseqüências do hábito do tabaco, porque a publicidade das companhias produtoras está voltada para o jovem, o adolescente, que depois se torna um escravo da droga e um consumidor permanente, até a morte, muitas vezes por câncer provocado pelo fumo”, propõe o vereador.