Vereador quer criar política ambiental
O vereador Paulo Salamuni (PV) propõe a criação de política municipal de educação ambiental. "Por educação ambiental entende-se processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constróem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, essencial à sadia qualidade de vida e de sua sustentabilidade", explica.
Para o parlamentar, a "educação ambiental é componente essencial e permanente da educação municipal, devendo fazer parte de todos os níveis e modalidades do processo educativo". A política municipal, conforme proposta de Salamuni, envolve, além dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama), instituições educacionais públicas e privadas do sistema de ensino, órgãos públicos e organizações não governamentais.
Mobilização
"A questão ecológica em nossa sociedade assumiu, recentemente, centralidade e freqüência marcante na vida diária. Habita o concreto de nossas vidas, a cultura do tempo, assim como a subjetividade individual e coletiva. É improvável que vivamos, um dia sequer, sem consignar referência a esta realidade e seus efeitos abrangentes. Vista no contexto da cidadania, da participação e da ação comunitária, a educação ambiental faz parte de um processo que tem como fundamentos a reflexão e a consciência sócio-ambiental", analisa.
"Assim, para que se alcance mobilização coletiva no sentido de transformar, prevenir e amenizar os problemas de cunho ambientalista, a educação ambiental dever levar em conta as diversas relações entre a realidade natural e social, daí a importância da discussão interdisciplinar que é o objetivo desta proposição apresentada", finaliza.
Para o parlamentar, a "educação ambiental é componente essencial e permanente da educação municipal, devendo fazer parte de todos os níveis e modalidades do processo educativo". A política municipal, conforme proposta de Salamuni, envolve, além dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama), instituições educacionais públicas e privadas do sistema de ensino, órgãos públicos e organizações não governamentais.
Mobilização
"A questão ecológica em nossa sociedade assumiu, recentemente, centralidade e freqüência marcante na vida diária. Habita o concreto de nossas vidas, a cultura do tempo, assim como a subjetividade individual e coletiva. É improvável que vivamos, um dia sequer, sem consignar referência a esta realidade e seus efeitos abrangentes. Vista no contexto da cidadania, da participação e da ação comunitária, a educação ambiental faz parte de um processo que tem como fundamentos a reflexão e a consciência sócio-ambiental", analisa.
"Assim, para que se alcance mobilização coletiva no sentido de transformar, prevenir e amenizar os problemas de cunho ambientalista, a educação ambiental dever levar em conta as diversas relações entre a realidade natural e social, daí a importância da discussão interdisciplinar que é o objetivo desta proposição apresentada", finaliza.
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