Vereador quer coleta de sangue em unidades de saúde
Foi apresentado na Câmara Municipal projeto de lei de autoria do vereador André Passos, que dispõe sobre o Centro de Coleta de Sangue e Hemoderivados nas Unidades de Saúde 24 horas do município. Segundo a proposta, cada unidade 24 horas deverá dispor de um centro de coleta, que realizará o serviço de forma permanente e em horários acessíveis à população.
Diz o projeto que o Poder Público fica autorizado a firmar convênios com hospitais e pronto socorros do município, a fim de viabilizar a instalação destes centros de coleta como contrapartida ao recebimento do sangue coletado. Segundo o parlamentar, as despesas necessárias para a execução da lei correrão por conta das verbas orçamentárias destinadas à área de saúde pública.
André Passos diz que o objetivo do projeto é facilitar a doação de sangue, uma vez que as pessoas têm encontrado dificuldades em prestar este benefício, pois são poucos os locais que fazem a coleta. Somente os grandes hospitais e os hemobancos têm hoje estrutura para a coleta, o que faz com que seja muito grande a falta de sangue nos hospitais e pronto socorros de Curitiba, justifica o vereador.
A falta do sangue não é pela má vontade da população, mas, em muitos casos, pela dificuldade de locomoção de muitas pessoas que pretendem fazer a doação, conclui Passos.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba