Vereador quer aumentar doações de sangue
Está em análise pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara Municipal projeto de lei que institui em Curitiba o Dia Municipal do Doador de Sangue, a ser comemorado anualmente em 23 de julho, passando a integrar o calendário de eventos municipais.
A proposta, de autoria do vereador Aldemir Manfron, prevê que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, deverá instalar postos ambulantes para coleta de sangue em pelo menos cinco pontos estratégicos da cidade, como terminais de ônibus e Ruas da Cidadania.
Segundo o parlamentar, nestes locais devem ser distribuídos panfletos explicativos sobre a necessidade da doação de sangue. O doador deverá receber um diploma que garantirá, durante aquele dia, acesso gratuito ao transporte coletivo.
Consciência
A doação de sangue é um gesto que demonstra consciência, amor à vida e cidadania e precisa ser estimulada. É comprovado que uma doação pode salvar até quatro vidas e trata-se de um dever político criar campanhas de educação para que nunca falte o material para atendimento aos necessitados, explica o vereador, acrescentando que o principal objetivo é conscientizar ainda mais a população e promover a doação em maior quantidade. Doar sangue é a diferença que pode salvar vidas, conclui Manfron.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba