Vereador quer ampliar garantia de vagas em estacionamentos
As vagas destinadas aos carros adaptados para portadores de deficiência em supermercados, shoppings, hospitais e diversos outros locais podem ter garantida ampliada. A previsibilidade de aplicação de multas para os automóveis estacionados em vagas para este tipo de veículo está em tramitação na Câmara de Curitiba. O uso das vagas somente aos que dependem dela está sendo feita pelo vereador Zé Maria (PPS), por meio de projeto de lei.
A idéia do parlamentar é garantir que a pessoa com deficiência tenha respeitado o direito de estacionar em vagas reservadas e diminuir, em alguns casos, a distância a ser percorrida entre o estacionamento e o local de visita. Para o benefício, será obrigatória a identificação do veículo com o Símbolo Internacional de Acesso, em local de fácil visualização no veículo. As vagas deverão, ainda, obedecer as normas técnicas da ABNT, sendo que a Diretran (Diretoria de Trânsito) fica responsável pela fiscalização e aplicação de multas aos infratores.
"No Brasil, o respeito às vagas especiais ainda não faz parte das ações que promovem a cultura da cidadania. Milhões de cidadãos inseridos no contexto a mobilidade reduzida temporária ou permanentemente vislumbram sérias dificuldades de encontrar vagas de estacionamento próximas às portas, elevadores e rampas de acesso", explica Zé Maria no documento.
Números
No Paraná, no primeiro semestre de 2008, havia mais de 3,7 milhões de motoristas cadastrados. Somente em Curitiba, este número era de pouco mais de um milhão.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba