Vereador quer ampliar a inclusão digital

por Assessoria Comunicação publicado 26/03/2010 19h20, última modificação 29/06/2021 08h02
Neste sábado (27), comemora-se em Curitiba o Dia Municipal da Inclusão Digital, instituído por lei em 2003, por iniciativa do vereador Pedro Paulo, líder da bancada petista na Câmara. A data representa a luta pela democratização do acesso às tecnologias da informação (TI), permitindo a inserção de todos na sociedade da informação. Os avanços tecnológicos, na opinião do vereador, ao mesmo tempo em que aprofundam a distância entre os pólos da sociedade, criam novas condições para a superação dessas desigualdades. “É fundamental que a sociedade curitibana conte com instrumentos que possibilitem a continuidade desse processo e aperfeiçoamento de políticas, ampliando o acesso às tecnologias da informação, principalmente à internet”, diz Pedro Paulo. Nesta sexta (26), foram distribuídos na Rua XV panfletos explicativos.
O vereador defende, ainda, a ideia de que um indivíduo incluído digitalmente não é, simplesmente, aquele que possui um computador conectado à internet. “É preciso saber como usufruir esta ferramenta para melhorar a sua condição de vida”, explica.
Conselho
No ano passado, o parlamentar teve projeto de lei aprovado, para a criação do Conselho Municipal de Inclusão Digital em Curitiba. O conselho servirá para fomentar a cultura e definir uma política pública de inclusão digital. A lei ainda determina a realização da Conferência Municipal de Inclusão Digital, com a participação de gestores públicos e sociedade para deliberar a política nesta área.
O Conselho Municipal de Inclusão Digital tem inúmeros objetivos. Entre eles, contribuir para a consolidação de políticas municipais de inclusão digital e para a construção de mecanismos voltados ao aprimoramento. Além de assegurar o controle social e a descentralização das ações, aproximará a política das demandas sociais e garantirá espaços institucionais de participação direta dos cidadãos.